Uma investigação está em andamento depois que um oligarca ucraniano foi encontrado morto em sua mansão britânica no início desta semana, revelou a polícia nesta quinta-feira, 03. Mikhail Watford, 66, foi declarado morto depois que as autoridades foram chamadas à sua casa, nos arredores de Londres, na segunda-feira por volta do meio-dia.

+ Chanceler da Ucrânia pede à Rússia fim de combates em usina nuclear

As autoridades disseram que as circunstâncias da morte do magnata não pareciam suspeitas, mas chamaram de “inexplicável”. O pai de três filhos – que fez sua fortuna em petróleo e gás após o fim da União Soviética – foi encontrado enforcado em sua garagem, informou o jornal The Sun.

Pessoas próximas e amigos disseram à imprensa que o momento de sua morte levantou questões, especialmente após a tentativa de assassinato do ex-agente duplo russo Sergei Skripal em solo britânico. “Seu estado de espírito pode ter sido afetado pela situação na Ucrânia”, afirmou um amigo da família. “O momento de sua morte e a invasão da Ucrânia certamente não foi coincidência.”

Outra pessoa não identificada disse: “Depois de todas as outras mortes suspeitas de cidadãos russos e associados no Reino Unido, é natural que haja especulações sobre sua morte”. 

Watford nasceu como Mikhail Tolstosheya na Ucrânia, mas mudou seu sobrenome quando se mudou para o Reino Unido. Ele morava na mansão de Surrey com sua esposa estoniana, Jane, depois que eles se mudaram de Londres, de acordo com um perfil do Sunday Times de 2015.