04/02/2022 - 18:43
Desde o início da pandemia, ainda em 2020, as máscaras tem sido amplamente divulgadas como item importante na proteção contra o coronavírus. Ag0ra, um novo gráfico do The Wall Street Journal oferece uma pista de por que as máscaras de pano podem não impedir a propagação da variante Ômicron.
O gráfico – que foi amplamente compartilhado nas mídias sociais nesta semana – mostra quanto tempo leva para alguém se infectar com o Covid-19 se estiver usando um certo tipo de máscara e falando com alguém usando um tipo específico de máscara, ou não.
+ Espanha decreta fim do uso de máscaras ao ar livre
- O gráfico inclui quanto tempo levaria para que pessoas usando nada, máscaras de pano (cloth mask), máscaras cirúrgicas (surgical mask) e máscaras N95 fossem infectadas por aqueles que usam o mesmo tipo de máscara.
- Ao todo, o gráfico mostra que usar uma máscara N95 oferece a maior proteção. De fato, alguém estaria protegido por 2,5 horas se usasse máscaras N95 e estivesse conversando com alguém sem máscara.
No entanto, o gráfico – que vem de 2021 – é um sinal claro de que as máscaras de pano serão menos eficazes do que antes. O gráfico dizia que a Ômicron pode se espalhar cada vez mais rápido do que as variantes de 2021.
Especialistas têm falado sobre isso há algum tempo. Por exemplo, a Dra. Asha Shajahan, diretora médica de Saúde Comunitária de Beaumont Grosse Pointe em Detroit, disse à rede Fox 2 Detroit, dos Estados Unidos, que as máscaras de pano não impedem a variante omicron.
“Você tem que ter certeza de que é pelo menos uma máscara cirúrgica de três camadas ou uma N-95 ou superior”, disse ela. “Queremos ter certeza de que não é uma máscara de pano. Uma máscara de pano não oferece a proteção que você precisa.”
Mas as máscaras, em geral, podem não oferecer proteção suficiente contra a Ômicron, pois ela se espalha tão rápido. O gráfico do WSJ mostra que há pouca proteção por longos períodos de tempo. E o Dr. William Schaffner , professor de política de saúde e doenças infecciosas da Faculdade de Medicina da Universidade Vanderbilt, disse à Health que a Ômicron produz mais vírus, dificultando a segurança das pessoas.
“A Ômicron produz mais vírus, até do que delta”, disse Schaffner à Health . “Assim, a capacidade das máscaras de interromper ou reduzir a transmissão para frente e para trás também é reduzida.”