02/11/2025 - 11:00
A Omoda & Jaecoo é mais uma marca chinesa que chegou ao Brasil com muitos planos para o mercado nacional. Mas alguns consumidores, antes de decidir se há algum interesse no veículo, primeiro podem ter a dúvida sobre como pronunciar o nome da marca.
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Procurada por IstoÉ Dinheiro, a marca explicou que pronúncia é O-mô-da e JEI-ku (soando como “DJÊI-ku”). Segundo a chinesa, Omoda vem da combinação de duas ideias, sendo o “O” para ‘oxygen’ (oxigênio) e “moda”, no sentido de moda e estilo, ou fashion. Já Jaecoo quer dizer algo como alegria e elegância com atitude descolada.
A Omoda & Jaecoo é uma fabricante e distribuidora de veículos sediada em Wuhu, na província de Anhui (China). Os veículos carregam as marcas separadamente, podendo ser Omoda ou Jaecoo.
O planejamento da marca é chegar a 70 concessionárias abertas em todo o Brasil até o fim deste ano. Até 2028, a projeção chega até 150 lojas.
A submarca, que pertence ao grupo Chery, nomeou mais de 30 grupos representantes para uma rede de concessionárias, que atuarão em 17 estados e cerca de 40 cidades. A lista engloba: Amazonas, Andreta, Barigui, Carrera, Euroamericas, Felice, Germanica, Marajó, Primavia, Sinal e Toriba.
A marca anunciou um investimento de R$ 200 milhões no mercado brasileiro para os próximos três anos. O montante permitirá a contratação de pessoas e fornecedores no país, a presença de um escritório central, além de outras atividades essenciais.
O Brasil promete ser um país estratégico para a submarca, como um dos pilares da América do Sul e polo de exportação.
Outro detalhe é que ela ficará posicionada como premium e não vieram atreladas ao grupo Caoa – como ocorreu com a marca Chery.
Fábrica no Brasil
Hu Peng, country manager da marca no país, afirmou que há uma possibilidade de que a fábrica da chinesa esteja funcionando no Brasil em 2026. “O melhor seria no próximo ano”. Sobre a planta desativada da Caoa Chery em Jacareí (SP), o executivo disse que ela é “uma das opções.”
De acordo com a equipe da Omoda & Jaecoo do Brasil, a unidade fabril a ser escolhida ainda está sendo tratada na China pelo Grupo Chery.
Motor Flex
Sobre a motorização flex no mercado brasileiro, a chinesa ainda não tem um conjunto pronto, mas está em conversas avançadas para desenvolver um.
