30/09/2024 - 16:20
Um em cada quatro jovens adultos busca ativamente conteúdo de notícias em mídias sociais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, o órgão firmou uma parceria com o TikTok para fornecer aos usuários da plataforma informações sobre saúde confiáveis e baseadas em evidências científicas.
O objetivo, disse a OMS em comunicado, é promover comportamentos e ações saudáveis em um mundo cada vez mais digitalizado. Atualmente, o TikTok possui mais de um bilhão de usuários.
“Sabemos que milhões de pessoas acessam o TikTok todos os dias para compartilhar e encontrar uma comunidade em todas as áreas de suas vidas, incluindo seu bem-estar, e nos esforçamos para garantir que elas possam encontrar informações confiáveis sobre esse tópico importante”, disse Valiant Richey, chefe global de divulgação e parcerias do TikTok.
Jeremy Farrar, cientista chefe da OMS, também se mostrou confiante. “Essa colaboração pode provar ser um ponto de inflexão em como as plataformas podem ser mais socialmente responsáveis. A intersecção entre saúde e tecnologia apresenta uma oportunidade de alcançar pessoas de todas as idades, onde elas estão, quando elas querem acessar”.
A nova parceria é uma iniciativa da rede Fides da OMS, que desde 2020 mobiliza criadores de conteúdo de saúde para combater a desinformação e promover notícias baseadas em evidências científicas. Hoje, a rede possui mais de 800 criadores, alcançando 150 milhões de pessoas em várias plataformas.
A colaboração expandirá os esforços em torno de uma série de tópicos de saúde relevantes, traduzindo informações baseadas na ciência em conteúdo de vídeo, com mais suporte para influenciadores e utilizando os programas de treinamento de criadores do próprio TikTok.
“Criadores que entendem as necessidades de seu público têm uma oportunidade única de preencher a lacuna entre a ciência e a vida cotidiana. É aqui que a OMS pode intervir para dar suporte a influenciadores na entrega de informações baseadas em evidências, garantindo que as conversas sobre saúde em plataformas como o TikTok sejam impactantes e informativas”, disse Alain Labrique, diretor de saúde digital e inovação da OMS.