O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou, em conferência na última terça-feira (24) que a organização se reunirá nesta sexta (27) para avaliar se a Covid-19 continuará sendo tratada como emergência mundial. 

A OMS trata a doença como emergência desde o dia 30 de janeiro de 2020 e, desde então, se reúne a cada três meses para reavaliar a situação.

+Parlamento alemão lembra vítimas LGBTQ+ dos nazistas

“Quase exatamente três anos depois de declarar uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional, nosso mais alto nível de alerta, esta semana o Comitê de Emergência sobre Covid-19 se reunirá para discutir se a situação atual ainda constitui uma emergência global. Embora não vá antecipar o conselho do Comitê de Emergência, continuo muito preocupado com a situação em muitos países e com o número crescente de mortes”, afirmou.

Taxa da vacinação ainda é preocupação

Tedros também se mostrou preocupado com as baixas taxas de vacinação contra a doença, com o fato de que muitas pessoas ainda não têm acesso aos medicamentos antivirais e não recebem os cuidados adequados. 

“Embora estejamos claramente em melhor forma do que há três anos, quando essa pandemia ocorreu pela primeira vez, a resposta coletiva global está mais uma vez sob tensão. Poucas pessoas, especialmente idosos e profissionais de saúde, são vacinadas adequadamente. Muitas pessoas estão atrasadas em seus reforço”, disse.