09/03/2025 - 14:00
Estampando a roupa do tenista brasileiro João Fonseca, a On Running tem conquistado novos consumidores no Brasil e quer se tornar uma das principais marcas de corrida no país.
Ela, que tem como um dos sócios o ex-tenista Roger Federer, não possui loja própria em território nacional, mas está presente em mais de 300 pontos de venda, além de e-commerce próprio. Os tênis mais baratos da On custam a partir de R$ 900.
Em um momento em que gigantes do mercado esportivo, como Adidas e Nike, retiram investimento no mercado de corrida, a marca quer ganhar mais espaço neste segmento no Brasil. De acordo com levantamento do aplicativo especializado em corrida Strava, já há mais de 19 milhões de corredores, o que deixa o país na segunda colocação entre os países com mais adeptos da corrida.
Além de acessórios de corrida, a marca também foca no mercado de calçados para trilha e tênis.
A origem da On
Alexandre Martinez, Diretor Geral da On no Brasil, conta que a marca nasceu em 2010, do desejo do ex-triatleta e co-fundador da empresa Olivier Bernhard de fazer um tênis mais confortável. Desde então a empresa vem investindo em acessórios para esportistas de alto nível ou para atletas amadores que buscam um tênis com mais tecnologia.
“Ele procurou uma nova forma de o tênis ajudar e tentou cortar mangueiras no meio e colocá-las no solado de um tênis da concorrência. Essa adaptação deu certo e essa experiência levou à criação da tecnologia Cloudtech da On, caracterizada pelos ‘cloudzinhos’, que são os pequenos buracos visíveis em muitos dos nossos tênis”, explicou.
Os outros fundadores da companhia são o ex-nadador Caspar Copetti e David Alleman.

Efeito João Fonseca
Oficialmente no Brasil desde 2018, a companhia aposta na estratégia de usar embaixadores e atletas patrocinados para fazer com que o público conheça seus produtos. Um dos exemplos mais recentes foi com o tenista brasileiro. Com a marca desde 2023, João Fonseca despontou nos principais campeonatos profissionais de tênis no início de 2025, quando passou de primeira fase do Australian Open e venceu o ATP de Buenos Aires.
A parceria com João Fonseca já está rendendo frutos para a marca. Segundo Martinez, após a vitória do brasileiro contra o russo Andrey Rublev no Australian Open, as buscas pelo modelo de camisa vestida pelo tenista no site da marca dispararam 20%.
“Colocamos pra vender todos os conjuntos de camisa e shorts que ele usou naquela vitória e tudo acabou em 30 minutos”, comemorou.
Marca quer ser Top 3 em corrida
Embora a ON seja vista também nos pés de executivos e ‘faria limers’, o foco da marca é o mercado esportivo.
A estratégia é aproveitar o boom de novos adeptos da corrida para disputar mercado com as gigantes do setor. Em balanço lançado em março, a companhia registrou um crescimento global em vendas de 30% em 2024. Os dados do Brasil não foram divulgados.
O diretor da On no Brasil diz que a marca quer conquistar consumidores da Geração Z e que, para isso, conta com a atriz Zendaya como embaixadora e que investe em patrocínios em jovens atletas pelo mundo.
Além disso, a ideia é lançar mais modelos de tênis casuais para chamar a atenção dos chamados sneakerheads.
“A estratégia para o mercado casual envolve a criação de produtos que transcendem o universo da corrida, ao mesmo tempo em que aproveita a reputação de conforto e tecnologia da marca, como a linha assinada pelo Roger Federer. Também temos buscado colaborações com marcas de alta costura, como a Aloev e a Post Archive Faction (PAF). Também planejamos lançar novas silhuetas de lifestyle para integrar à linha de produtos”, apontou o executivo.
Tênis feito em 3 minutos
A tecnologia é um dos principais pilares da marca. Em 2024 foi publicado um vídeo da fabricação do modelo Light Spray, que é feito por um robô a partir de 1 fio. O vídeo de todo o processo da fabricação dura apenas 3 minutos.