08/10/2015 - 0:00
Pode durar pouco a experiência do Fiat Palio como líder brasileiro de vendas. Depois de destruir o reinado de 27 anos do Volkswagen Gol em 2014, ganhando por apenas 386 carros de diferença (183.742 contra 183.356), o hatch produzido em Betim (MG) agora está ameaçado pelo Chevrolet Onix. Segundo o ranking divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), as vendas acumuladas de janeiro a setembro deste ano apontam 92.087 emplacamentos para o Palio e 87.725 para o Onix. A diferença, portanto, é de 4.362 carros.
Faltando três meses para encerrar a temporada, a General Motors pode vislumbrar o título de carro mais vendido do Brasil para o Chevrolet Onix porque ele vem tirando em média 1.595 carros de diferença para o Palio. Em agosto, foram 1.739 vendas a mais para o Onix; em setembro, 1.451. Por isso, é bom provável que a Fiat e a GM se envolvam numa guerra de promoções nos próximos meses, especialmente em dezembro. Afinal, esse título tem um bom apelo de marketing e a marca Chevrolet só o conquistou quatro vezes: em 1983 com o Chevette e em 1984/85/86 com o Monza.
O ranking de emplacamentos é formado pelas vendas no varejo (consumidores comuns que compram nas concessionárias) e pelas vendas diretas (taxistas, frotistas, pessoas com mobilidade reduzida, governos e VIPs). Evidentemente, o maior volume é o do varejo. Nesse canal, o Onix já assumiu a liderança. Faz três meses que ele vende mais que o Palio nas concessionárias. Com as vitórias em julho (10.009 vendas contra 8.174) em agosto (9.307 contra 6.387) e em setembro (10.367 contra 6.349), o Chevrolet Onix acumulou um total de 79.506 emplacamentos, contra 71.143 do Fiat Palio.
Para se ter uma ideia, há um ano, em setembro de 2014, o Palio tinha um volume acumulado de 95.121 vendas no varejo, contra 90.336 do Onix. Portanto, o hatch da GM saiu de uma desvantagem de 4.785 carros para uma vantagem de 8.363. Isso porque a queda de vendas do Palio nesse canal, de janeiro a setembro, foi de 25%, enquanto o recuo do Onix foi de 12%. A comparação de setembro de 2015 com setembro de 2014 é ainda pior para a Fiat: o Palio perdeu 46% das vendas, enquanto o Onix caiu 14%.
Nas vendas diretas, as perdas percentuais do Palio foram menores que as do concorrente, mas em volume a diferença entre os dois meses de setembro foi de apenas 3% a favor do Fiat. No acumulado desse canal, a diferença a favor do Palio também caiu bastante (34%), passando de 19.171 no ano passado para 12.725 neste ano (leia o quadro). Não há dúvidas de que a crise econômica no Brasil pegou mais forte nos consumidores do Fiat Palio. Os longos anos de estrada do Palio Fire (da terceira geração), que será substituído em 2016 por um novo subcompacto da Fiat, também podem estar pesando no desempenho comercial do carro.
Afinal, ao contrário da GM, que vende o Chevrolet Onix numa única versão de carroceria (R$ 37.790 a R$ 48.840), a Fiat divide seu modelo em dois: Palio Fire (R$ 27.990 a R$ 31.670) e Novo Palio (R$ 39.990 a R$ 50.180). Todos os Onix têm quatro portas e motores 1.0 ou 1.4. Já o Palio Fire tem apenas motor 1.0 e versões de duas e quatro portas. E o Novo Palio é vendido apenas com quatro portas, mas com três motorizações: 1.0, 1.4 e 1.6. Além disso, a queda de vendas é maior nos carros com motor 1.0 (-23,2% no acumulado e -37,4% comparando setembro de 2014 com 2015) do que nos veículos com motores 1.1 a 2.0 (-18,9% e -23,7%, respectivamente).
Embora estejam disputando o título de carro mais vendido do Brasil e seus preços se sobreponham, o Fiat Palio e o Chevrolet Onix não são considerados competidores diretos. O Palio é líder da categoria Veículos de Entrada (385.495 carros vendidos este ano) com 23,9% de participação. O Onix lidera a categoria Hatches Pequenos (367.954 vendas este ano) com 23,8% do bolo.