26/07/2021 - 8:09
O muito aguardado relatório dos especialistas do clima da ONU é “crucial para o sucesso” da conferência sobre o tema, a COP26, em novembro, afirmou nesta segunda-feira (26) o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, Petteri Taalas, na abertura das negociações para a adoção do texto.
“O relatório que vão concluir será muito importante no mundo inteiro (…) Este informe de avaliação é crucial para o êxito da conferência sobre o clima de Glasgow (Escócia) em novembro”, declarou Taalas via Zoom aos 700 delegados que devem aprovar o texto durante negociações virtuais.
“As últimas seis semanas nos apresentaram uma série acontecimentos devastadores, calor, inundações, incêndios, secas e mais (…) Há vários anos alertamos que era possível, que tudo isto aconteceria”, afirmou a secretária executiva da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, Patricia Espinosa.
Um total de 195 países começaram a examinar as novas previsões dos especialistas sobre o clima da ONU, um relatório de referência que deve reforçar os pedidos por ações mais rápidas contra a mudança climática em um momento repleto de catástrofes.
Sete anos depois do último relatório dos cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a atual avaliação será divulgada após as chuvas devastadoras na China e na Alemanha, além das temperaturas sufocantes no Canadá.
Apesar das imagens impactantes dos desastres naturais, alguns temem que o interesse renovado seja passageiro, em um contexto de pressão sobre os líderes mundiais para adotar ações cruciais na COP26.