São Paulo, 9 – Onze cooperativas agroindustriais do Paraná figuram entre as maiores do mundo, conforme estudo do World Cooperative Monitor, que classifica as maiores empresas associativistas em rankings de faturamento, número de cooperados ou pela movimentação financeira comparada à renda per capita dos associados.

Segundo nota da Secretaria de Agricultura do Paraná, as cooperativas do Estado citadas no ranking são Agrária, Castrolanda, Coamo, Cocamar, Coopavel, Cooperativa Lar, Copacol, C. Vale, Frimesa, Frísia e Integrada.

“A Coamo, de Campo Mourão, ocupa a 7ª colocação entre as cooperativas agrícolas no faturamento per capita”, diz a pasta na nota. “No ranking das maiores cooperativas e organizações mutualistas a C. Vale aparece na 41ª posição global no faturamento per capita e na 183ª no faturamento total, mesma lista em que a Cooperativa Lar aparece na 199ª colocação.”

No ranking geral de faturamento per capita entre todos os segmentos, aparecem a Cocamar (73ª), Copacol (83ª), Agrária (108ª), Integrada (114ª), Castrolanda (115ª), Frimesa (119ª), Frísia (139ª) e Coopavel (147ª).

A pasta relata também que, em 2022, as cooperativas paranaenses faturaram R$ 186 bilhões, “quase um terço de todo o faturamento dessas organizações em todo Brasil no período, que foi de R$ 600 bilhões”. Do volume faturado no Paraná, 85% é proveniente da agroindústria, 10% é do setor de crédito, 4% de saúde e 1% de outros segmentos.