A Opera Norway, dona do Opera – o terceiro navegador de internet mais usado nos PCs brasileiros – entrou hoje como uma representação no CADE acusando a Microsoft de práticas anticompetitivas.

Em um caso que lembra a ação da Netscape contra a Microsoft na “browser wars” do final dos anos 90, a Opera acusa a Microsoft de práticas anticompetitivas para incentivar o uso de seu navegador, o Edge, e desencorajar o uso de navegadores de outras empresas.

O Edge, de acordo com a ação apresentada ao CADE, é o único navegador pré-instalado nas máquinas que saem da fábrica com o Windows, e é definido como o ‘browser padrão’ para diversos aplicativos e recursos.

A Opera, uma companhia norueguesa listada na Nasdaq, escolheu o Brasil para abrir o seu primeiro processo do tipo contra a Big Tech americana por causa da relevância do mercado brasileiro para os seus negócios.

Leia matéria completa no Brazil Journal.