A CharIN, associação global que promove padrões de transporte, informou que o sistema de carregamento elétrico da Tesla, empresa de carros de Elon Musk, ainda não tem padrão esperado. “O NACS ainda não é um padrão e não fornece um ecossistema de cobrança aberto para a indústria se basear”, disse o órgão em comunicado para a imprensa.

+ Acordo entre General Motors e Tesla trouxe instabilidade ao setor de carros elétricos

O NACS – Padrão de Carregamento Norte-americano – é o modelo desenvolvido pela Tesla, e que deve ser adotado por montadoras como a GM e a Ford.

“Os clientes e a indústria de VEs precisam de padrões de carregamento abertos confiáveis ​​para garantir a confiança na disponibilidade, confiabilidade, segurança e adaptabilidade do padrão ao longo do tempo. O NACS deve ser submetido a órgãos de padronização para unificar o mercado de padrões de cobrança na América do Norte”, informou a CharIN.

Assim como o processo para o Megawatt Charging System, o CharIN trabalhará para convocar uma força-tarefa aberta para alinhar os requisitos com o objetivo de submeter o NACS ao processo de padronização. Um processo de padronização aberto garante a revisão por pares adequada da tecnologia e a capacidade de todas as partes interessadas em contribuir para o desenvolvimento desse padrão. Leia aqui o comunicado completo (em inglês).