O fundador da rede social que mais deixou saudades no país, Orkut Buyukkokten, esteve no Rio Innovation Week, evento sobre tecnologia e inovação, nesta quarta-feira, 14. 

O engenheiro turco afirmou ao G1 que quer trazer uma rede como o Orkut de volta “em breve”. Desativado desde 2014, o site orkut.com voltou ao ar em 2022 com uma mensagem dizendo que algo novo está sendo construído. Ele também criticou as big techs, como a Meta e o X, por priorizarem o lucro ao invés da segurança dos usuários. 

“Acho que todos nós queremos algo como o Orkut de volta. As pessoas se lembram das comunidades que construíram e se lembram do espírito autêntico. Acho que nunca houve um momento melhor para trazer essa experiência autêntica de volta ao mundo porque as redes sociais se transformaram em mídia social. E como todo mundo, eu adoraria que o Orkut voltasse em breve”, disse. 

Mas o internauta brasileiro deve manter as expectativas baixas. Desde o fim da “Hello”, rede social que criou após o fim do Orkut, em 2022, Buyukkokten afirma que quer criar uma nova plataforma. No entanto, ela ainda não tem data de lançamento nem nome. 

 “Ainda não anunciamos o nome, ainda não anunciamos uma data, mas estamos fazendo um progresso incrível. E, sim, estamos super animados para lançar”, afirmou em entrevista ao site Canaltech.