13/03/2013 - 21:00
A polêmica da nota fiscal
Embora tenha CNPJ e sede na capital paulista, o escritório brasileiro do Facebook nem sempre emite nota fiscal para os clientes que pagam pela veiculação de publicidade, conforme revelou o site da DINHEIRO. Profissionais de agências digitais brasileiras reclamam que a empresa exige uma compra de mídia de no mínimo R$ 20 mil para fazer a emissão. Caso contrário, a companhia se limita a enviar uma fatura sem valor fiscal. “Preciso prestar contas e, mesmo assim, a atendente do Facebook diz que não é possível fornecer a nota”, afirmou uma profissional de internet. A direção do Facebook disse manter sua sede internacional na Irlanda e cumprir com a “legislação aplicável”. Leia a reportagem completa aqui.
Cinema no videogame
Numa estratégia inédita no mercado, a Microsoft estreou na rede de seu Xbox 360, a Live, o filme Pulp, que será exclusivo para os usuários da plataforma online do videogame da empresa. O longa-metragem, dirigido por Adam Hamdy, conta a história de um dono de loja de revista em quadrinhos que se envolve com um gângster que pretende usar seu estabelecimento para lavagem de dinheiro.
A pegadinha coreana do Pirate Bay
O site de compartilhamento de arquivos The Pirate Bay anunciou que instalaria seus servidores na Coreia do Norte. “Agora vamos para um país que não tem medo das grandes empresas”, dizia a nota. Mas tudo não passava de um trote. Um dia depois, o site afirmou que não está de mudança para o país asiático coisa nenhuma. Era um blefe para protestar contra nações que se negaram a hospedar o site, como os EUA. O canal ainda aproveitou para dar um puxão de orelha em seus seguidores que gostaram da suposta mudança. “Ninguém pode comemorar um relacionamento com um país sangrento.”
Reforço para conexão
Os grandes eventos esportivos aumentam consideravelmente o tráfego de dados nas redes de acesso à internet móvel, o que costuma derrubar a conexão dos usuários. Para evitar esse problema, a Nascar, associação que faz os campeonatos de stock car nos EUA, aposta num sistema complementar de conexão, criado pela Ericsson. A entidade adota um mecanismo que conta com uma torre de antena celular montada em caminhões. Como resultado, a capacidade de rede pode ser até 3,5 vezes maior do que a normal.
Resposta instantânea
Michael McGuire, vice-presidente de pesquisas do Gartner, analisa as estratégias comerciais em redes sociais
Qual a importância para as empresas do chamado “comércio social”?
Sabemos do alcance do Facebook, mas é necessário avaliar quantas transações estão sendo feitas no site e qual é a comissão cobrada para isso. A marca também tem de ser bem falada na rede.
O comércio por redes sociais pode substituir o varejo eletrônico?
Trata-se de um segmento com um grande potencial para mudar o cenário, mas ainda não vejo um exemplo de empresa que tenha feito essa substituição. A companhia precisa avaliar se vale a pena quebrar uma relação com a Amazon, por exemplo, ou outros vendedores. Em todo caso, é importante ficar atento às redes.
Quais são as perspectivas na área de venda de produtos e serviços por meio de redes sociais?
Será interessante ver como as outras mídias sociais reagirão ao Facebook. Sei que o Twitter está em negociação com a American Express. O Facebook também deve fazer reformulações para estimular o comércio em dispositivos móveis.
Colaboraram: Diego Marcel, João Varella e Luiz Gustavo Pacete