04/02/2011 - 7:00
Na Europa, está se usando muito as essências cítricas para os perfumes masculinos e as amadeiradas para as mulheres, invertendo uma prática antiga. Mas na Ferragamo continuamos clássicos.
Nosso homem cheira à madeira e especiarias e, nossa mulher, a frutas e flores.? É dessa maneira que Luciano Bertinelli, o simpático e, claro, cheiroso CEO da Ferragamo Parfums, define a alma aromática da tradicional grife italiana, nascida em 1923 pelas mãos do italiano Salvatore Ferragamo.
Conhecida no mundo das estrelas cinematográficas (veja quadro) e da moda pela qualidade e design de seus sapatos de luxo 100% feitos à mão, a Ferragamo, como quase toda grife de luxo que se preza, se diversificou.
Luciano Bertinelli quer aumentar de cinco para 100 os pontos de venda dos perfumes no País
Hoje, a empresa, baseada em Florença, mantém negócios em outras áreas, como roupas prêt-à-porter, acessórios e perfumaria. Os perfumes estrearam em 1998, mas só chegaram ao Brasil em 2004 ? dois anos depois dos sapatos, que aportaram pela primeira vez em endereço privilegiado, no Shopping Iguatemi de São Paulo, em 2002.
Apesar de ter uma presença ainda tímida no País, Bertinelli garante que em 2011 o principal objetivo da divisão de perfumes é incrementar os investimentos na América Latina, além da China.
?Estamos absolutamente otimistas em relação ao mercado brasileiro, e prontos para investir por aqui?, diz ele, sem revelar o montante que a empresa vai destinar à perfumada operação brasileira.
Por enquanto, o brasileiro encontra os perfumes com a assinatura do sapateiro das estrelas em cinco pontos de venda: três lojas próprias em São Paulo e uma no Rio de Janeiro e um córner na multimarcas Daslu, também em São Paulo. ?O desafio este ano é aumentar a distribuição dos nossos perfumes aqui?, diz Bertinelli.
?Acreditamos no grande potencial do País e esperamos que o mercado brasileiro nos ajude a manter as vendas mundiais do grupo em alta.? Segundo ele, o grupo obteve um crescimento de 25% no faturamento mundial da Ferragamo, que chegou a US$ 1 bilhão em 2010. Os perfumes representaram cerca de 7% das vendas totais.
A ideia é que, até o fim de 2011, os perfumes da marca estejam disponíveis em 100 pontos de venda em todo o Brasil. ?Nosso foco está nas perfumarias sofisticadas?, diz Bertinelli. Uma das apostas do executivo romano é a fragrância feminina ATTIMO, que será lançada aqui em fevereiro.
No universo da grife, as mulheres têm preferência. Cerca de 65% dos lançamentos são de perfumes femininos. ?Elegância, glamour, sedução. São os valores da Ferraga?mo que todos os demais passam em suas essências?, diz Bertinelli.
O ATTIMO, cujo frasco de 100 ml vai custar R$ 438 no varejo, tem notas florais e de frutas. Os delicados to?ques de gardênia, flor de lótus e pera asiática se misturam aos almíscar e patchuli, produzindo uma fragrância adocicada e sensual. Características apreciadas pelas brasileiras.
Sensualidade à italiana: o perfume feminino ATTIMO, da Ferragamo, traz aromas de frutas e flores,
numa combinação adocicada e sexy, bem ao sabor da preferência nacional
A Ferragamo, no entanto, não descuida do público masculino. Até o final do primeiro trimestre, começará a ser vendido no mercado brasileiro o perfume F by Ferragamo pour Homme ? Black. Esse produto foi lançado na Itália em 2007, mas não teve distribuição em território nacional, na época.
As vendas online, hoje disponíveis na Europa, Estados Unidos e Coreia do Sul, também estão nos planos da marca para o País. Bertinelli, que esteve em São Paulo em meados de janeiro, não esconde sua empolgação com as possibilidades de crescimento e fixação da marca entre os brasileiros, que têm muita afinidade com o perfil dos consumidores da Ferragamo. ?Nos?sos clientes são homens e mulheres cheios de dinamismo.?
Ferragamo: o cinema como inspiração
Nascido em 1898, em Bonito, vilarejo italiano, Salvatore Ferragamo, com 17 anos, migrou para os Estados Unidos. Já com experiência como sapateiro ? abrira sua oficina com apenas 13 anos ?, foi tentar a sorte em Boston, numa fábrica de calçados. Não gostou do que viu, principalmente da má qualidade dos sapatos feitos em série.
Mudou-se para a Califórnia, onde inaugurou sua sapataria: a Hollywood Boot Shop, no Boulevard Las Palmas. Logo, o italiano caiu nas graças das estrelas do cinema, conquistando amizades poderosas. A mais longeva foi com Audrey Hepburn (1929-1993), atriz que vestiu dentro e fora dos sets. Em 1927, Ferragamo voltou à Itália e instalou em Florença seu império de couro, que comandou até sua morte em 1960.