Após pelo menos 9 mortes e uma série de ataques criminosos desde a madrugada em 19 cidades do Rio Grande do Norte, o ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino autorizou o uso da Força Nacional na região. Nesta madrugada de quarta-feira (15), parte da equipe chegou na capital, Natal, para auxiliar as forças de segurança do estado. 

+ Pelo menos 9 pessoas foram presas após ataques no Rio Grande do Norte

A medida do governo federal ocorre após pelo menos 25 pessoas serem presas pela Polícia Civil do RN, além de apreensão de armas e drogas. Mortes a tiros, veículos incendiados e suspeita de ação de dentro dos presídios fazem parte dos ataques no estado.

“Atendendo à solicitação da Governadora Fátima, do Rio Grande do Norte, autorizei o envio da Força Nacional para colaborar com a ação das forças estaduais de segurança. Outras ações estão sendo providenciadas e posteriormente serão anunciadas”, anunciou Dino via redes sociais.

O Ministério disponibilizou 100 agentes de segurança da Força Nacional, além de 30 viaturas. Na madrugada, um avião levou mais 70 agentes ao estado, onde também desembarcou a governadora Fátima Bezerra (PT).

De acordo com a Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte, ainda devem chegar à região mais 100 agentes e outros 30 policiais do sistema prisional, totalizando um reforço de 200 homens. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também soma na operação, atuando nas estradas do interior do estado. 

Ataques criminosos

Conforme apurou o governo federal, até a última terça-feira (14), prédios públicos e estabelecimentos comerciais em 14 cidades do Rio Grande do Norte foram alvos de tiros e incendiados por criminosos. Uma pessoa morreu e outras nove foram presas. Durante a reunião realizada na sede do Ministério da Justiça nesta tarde, representantes do governo estadual relacionaram os ataques a uma retaliação de bandidos insatisfeitos com mudanças implementadas pelo poder público local no sistema carcerário e com prisões feitas nas últimas semanas. 

“O que está em curso é a reação do crime organizado frente ao esforço que o governo do Rio Grande do Norte vem avançando no controle do sistema prisional. Solicito apoio do Governo Federal, com a presença da Força Nacional de Segurança, para que possamos somar esforços e colocar ainda mais energia no enfrentamento à violência no Rio Grande do Norte e trazer a normalidade, a paz, a ordem e a tranquilidade para o nosso povo”, disse Fátima Bezerra. 

Entenda o caso: