23/01/2013 - 21:00
Inovação
Som na caixa de bambu
A parceria entre o antropólogo Koh Onozawa e o designer Franz Ignacio, ambos radicados nas Filipinas, deu origem ao amplificador (foto) acústico feito de bambu. A engenhoca batizada de Loudbasstard foi concebida para acomodar todos os tipos de smartphones existentes no mercado e não utiliza energia elétrica. Cada amplificador é feito à mão e tingido com resinas naturais por artesãos.
Reciclagem
A vez do lixo orgânico
Faz tempo que o papel, as latas de alumínio e as garrafas PET entraram na mira dos recicladores. Agora chegou a vez do lixo orgânico formado por restos de alimentos, por exemplo. Foi para explorar esse nicho que o empresário carioca Marcos Rangel criou a Vide Verde, que faz a coleta desses resíduos em empresas como P&G, Castrol e Xerox. Rangel está usando o material como adubo para sua plantação de pimenta orgânica. Em 2012, o faturamento da Vide Verde chegou a cerca de R$ 2 milhões.
Reciclagem 2
Aposta na cidadania
A Fábrica Verde, iniciativa do governo do Rio de Janeiro para reciclagem de lixo eletrônico, está mostrando que é possível unir sustentabilidade e capacitação profissional. Em apenas 14 meses, suas duas unidades já reciclaram 100 toneladas de lixo. Além de reduzir o volume de resíduos sólidos nas ruas e aterros, a iniciativa permitiu o reaproveitamento de 900 computadores para equipar telecentros em comunidades carentes. O conserto é feito por jovens aprendizes. A meta é abrir outra filial da fábrica até o fim do ano.
Tecnologia
Roupa energizada
Gerar a própria energia tem sido a ambição de muitos ecologistas. E a pesquisa conduzida por um grupo de cientistas liderados pelo químico americano John Badding, da Universidade Penn State, no Estado da Pensilvânia, nos EUA, poderá tornar isso possível graças a uma fibra (foto) que acomoda em seu interior feixes de silício cristalino, um semicondutor capaz de converter os raios solares em eletricidade. O invento já estaria na mira do Pentágono.
Empresas do Bem
Comunidade
Tim entra na dança
Formar mão de obra para as companhias de dança da cidade. Esse é objetivo do projeto Balé de Paraisópolis, segunda maior favela de São Paulo, patrocinado pela TIM, comandada por Andrea Mangoni. A atividade envolve 100 crianças e é uma das mais novas ações sociais que a empresa mantém na comunidade, direcionadas a crianças e jovens.
Ecologia
O papel do HSBC
Uma das iniciativas da subsidiária do HSBC, presidido por André Brandão, está se tornando exemplo para o banco britânico em nível global. Trata-se do programa Paperless, que já permitiu uma economia de 622 milhões de folhas de papel, desde 2006, num valor estimado de R$ 79,8 milhões. Apenas no ano passado, o banco deixou de usar 50 milhões de folhas e a meta é poupar 10% mais em 2013.