O rádio é um item indispensável em qualquer carro. Companheiro inestimável dos motoristas, sobretudo no trânsito engarrafado das grandes metrópoles e nas viagens, o equipamento vem cada vez mais recebendo atenção por parte das montadoras de automóveis, que investem na sofisticação do produto. Agora, já não basta ter um tocador de CDs da hora: a ideia é a instalação de sistemas de som integrados ao painel do veículo, com controles no volante e tecnologias como conexão Bluetooth e até conexão à internet, opcionais disponíveis em todos os modelos de automóveis, dos mais simples aos luxuosos. Essa tendência é o que motiva os investimentos da fabricante americana de equipamentos de áudio Harman no Brasil. 

 

103.jpg

Música online: Dinesh Paliwal, CEO da Harman, quer conectar os automóveis brasileiros à internet  

 

A empresa, cujo faturamento global foi de US$ 4,36 bilhões no ano passado, está construindo uma terceira fábrica no País para produzir, exclusivamente, sistemas de entretenimento automotivo. ?As pessoas não querem mais só ouvir música no carro, querem ser produtivas?, afirma Dinesh Paliwal, CEO da Harman. Dona de diversas marcas famosas, como a JBL, de caixas de som, e a AKG, que atua no mercado de microfones e fones de ouvido profissionais, a Harman pretende firmar parcerias com as montadoras que atuam no Brasil para desenvolver sistemas customizados, adaptados aos modelos vendidos no País, inclusive os de entrada. Trata-se de um mercado ainda pouco explorado por aqui. 

 

?Esse tipo de sistema precisa ser desenvolvido localmente, de acordo com as especificações de cada mercado?, afirma Paliwal. ?Não dá para importar.? No fim de maio, o executivo esteve em São Paulo para uma série de reuniões com as montadoras, entre elas a Volkswagen e a Jac Motors. Ele espera que, em cerca de um mês, alguns contratos já estejam firmados. Uma das apostas da Harman para convencer as montadoras a investirem no seu projeto é a possibilidade de conectar os carros à internet. Essa funcionalidade já está disponível em automóveis da GM, nos Estados Unidos, e também em carros de luxo como os das alemãs Mercedes-Benz e Porsche e os da italiana Ferrari. 

 

Ela permite que o motorista receba e-mails ou atualizações do Facebook enquanto dirige. O próprio sistema de som se encarrega de ler as mensagens em voz alta. A fabricante possui uma parceria com a empresa de telefonia Sprint para fornecer, de graça, conectividade aos carros equipados com seus produtos, no mercado americano. Paliwal afirma que pretende fazer o mesmo com operadoras brasileiras, mas ainda não iniciou nenhuma negociação. Outra possibilidade é usar o próprio celular do motorista para conectar o carro à internet. Essa é uma tendência que vem crescendo rapidamente no mundo. Até 2019, mais de 38 milhões de veículos devem sair de fábrica com essa funcionalidade, de acordo com a empresa de pesquisas americana Strategy Analytics (em 2011, apenas 4,5 mil sistemas desse tipo foram instalados pelas montadoras). 

 

Aquele volume deve gerar, nos próximos seis anos, quase US$ 3 bilhões de receita para as fabricantes de equipamentos, como a Harman. Essa expansão é baseada em hábitos pouco seguros dos motoristas. Segundo a empresa de pesquisas, 43% dos motoristas americanos e europeus checam e-mails no celular quando estão dirigindo. Mais de 40% deles usam o celular com o carro em movimento. A atuação da Harman no mercado brasileiro ganhou força em 2010, com a aquisição da fabricante gaúcha de alto-falantes Selenium por R$ 350 milhões. A nova fábrica no Brasil será localizada em Manaus. Trata-se da primeira construída pela multinacional no País. As duas atuais ? uma na Zona Franca e a outra no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, foram herdadas da Selenium. A em-presa não divulgou o investimento.

 

104.jpg

 

> Siga a DINHEIRO no Twitter 

> Curta a DINHEIRO no Facebook