crise.jpg

 

Abilio Diniz
Emprendedor do ano
Fabio Barbosa
Finanças
Nizan Guanaes
Comunicação
Romero Rodrigues
Tecnologia
Nildemar Secches Indústria

Uma faixa na sede do site BuscaPé dá as boas-vindas ao visitante com uma saudação que soa como profissão: ” Andamos estudando essse negócio de crise. E resolvemos que vamos ficar de fora”. Bem-humorada e levemente irônica, a frase caberia no escritório de qualquer um dos EMPREENDEDORES 2009 da DINHEIRO. Os cinco nomes de maior destaque do mundo corporativo brasileiro deste ano são de gerações diferentes, atuam em setores diferentes, possuem estilos de gestão diferentes, mas têm um traço (fundametal, aliás) em comum: todos não acreditam nessa história de crise ou, pelo menos, viram nela uma oportunidade única de expandir seus negócios. Abilio Diniz, o comandante do Pão de Açúcar, deu um dos mais espetaculares saltos de sua trajetória profissional ao arrematar o Ponto Frio e, numa jogada espetacular, adquirir o controle da Casas Bahia e escrever uma das mais vitoriosas páginas da história do varejo brasileiro. Já Fabio Barbosa comandou o maior IPO da história do País assim que vislumbrou uma melhora no mercado de capitais. A fraqueza da economia americana abriu uma porta para investimentos nos EUA que o publicitário Nizan Guanaes aproveitou imediatamente. Os problemas financeiros da Sadia propiciaram a Nildemar Secches, o comandante da Perdigão, a oportunidade de unir as duas companhias e criar um gigante batizado de Brasil Foods. E Romero Rodrigues, o fundador do BuscaPé, vendeu um pedaço da empresa por R$ 600 milhões, aproveitando a atração que o Brasil tem exercido sobre investidores internacionais. Foram iniciativas como essas que provocaram uma espetacular metamorfose em 2009. O ano que, em janeiro, parecia sinalizar para um período de estagnação econômica transformou-se no início de uma era de crescimento vigoroso e sustentável. Nela, a aquisição da Casas Bahia pelo Grupo Pão de Açúcar, conduzida por Abilio Diniz e anunciada na sexta-feira 4, tornou-se um marco emblemático da capacidade de superação dos empreendedores brasileiros – superação que serve de inspiração para a nova geração de homens de negócios.