Para muitos, a aposentadoria é um momento de dar adeus ao estresse do dia de trabalho e descobrir um local tranquilo onde se possa levar as coisas com calma. Para alguns, é uma espreguiçadeira, para outros é um país totalmente diferente. Para o último afortunado, a única questão é… onde morar?

Todo mundo tem sua própria opinião sobre o que torna o local de aposentadoria perfeito, mas o Índice Global de Aposentadoria de 2022 da International Living pode facilitar a localização.

+ Esses lugares são fascinantes, mas o ser humano não pode pôr o pé

O índice anual apresenta uma lista de hotspots globais de aposentadoria, compilada usando experiências pessoais de expatriados em cada local, combinada com fatores como custo de vida, clima, assistência médica e facilidade de burocracia.

Um planejamento cuidadoso é essencial, pois uma aposentadoria agradável pode ser cara. Uma pesquisa da AAG descobriu que um quarto dos entrevistados nos EUA acredita que precisarão de pelo menos um milhão de dólares para se aposentar confortavelmente.

Melhores lugares para se aposentar
Aqui estão os 10 principais destinos de aposentadoria do Índice Global de Aposentadoria para 2022.

10. Uruguai

Situado entre o Brasil e a Argentina, o Uruguai é uma nação de língua espanhola de cerca de 3,5 milhões de pessoas, com verões quentes e invernos amenos.

Uma variedade de estilos de vida e custos de vida estão disponíveis, incluindo fazendas e fazendas nas pastagens do interior, cidades arborizadas como Montevidéu e cidades litorâneas espalhadas ao longo da costa.

Os vistos de navegação e residência são simples, a saúde é barata e acessível e há muitas atividades ao ar livre, desfiles de rua e boa alimentação disponíveis.

9. Espanha

Há mais na Espanha do que suas conhecidas praias ensolaradas, baixo custo de vida e estilo de vida descontraído. Abrangendo o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo, o país também tem cidades históricas movimentadas, montanhas cobertas de neve e paisagens rurais pitorescas.

Uma dieta mediterrânea, excelente assistência médica e uma cultura de festival fazem deste um dos melhores lugares para se aposentar para muitas pessoas da Europa e, cada vez mais, da América do Norte.

8. Malta

Rodeadas pelas águas quentes do sul do Mar Mediterrâneo, as pequenas ilhas de Malta – cinco no total, mas apenas duas são habitadas – são uma mistura do estilo de vida da Europa Ocidental com um toque de língua e cultura árabe.

As temperaturas do verão podem ficar quentes e úmidas, e este não é o destino de aposentadoria mais barato, mas o sol o ano todo atrai muitos moradores que também se beneficiam de um sistema de saúde de classe mundial e muitos esportes e atividades ao ar livre.

Tanto o maltês quanto o inglês são amplamente falados e, ao longo dos séculos, invasores de várias civilizações deixaram sua marca na culinária e na cultura local. Malta oferece uma mistura de megálitos antigos, fortalezas medievais, interior rochoso, praias e vilas costeiras de pescadores, com algumas cidades em boa medida.

7. França

O lar do bom vinho, da alta gastronomia e de um certo… je ne sais quois, a França tem algo para todos: grandes cidades, refúgios rurais, montanhas e praias ensolaradas.

Os moradores se beneficiam de um sistema de saúde de primeira linha protegido por preços, custos de moradia razoáveis ​​em muitas regiões, uma rica herança cultural e um estilo de vida descontraído, sem mencionar o vício do país pela cultura gourmet.

Regiões como Dordoigne, no sudoeste da França, atraem expatriados britânicos há muitos anos, mas mais norte-americanos estão apreciando seus encantos nos últimos anos, observa a International Living.

6. Equador

Uma combinação de bom clima, diversidade ambiental e muita cultura a um preço acessível faz do Equador um dos melhores lugares para se aposentar para europeus e norte-americanos.

Aqui, a vida moderna nas cidades e comunidades de praia encontra recursos naturais inexplorados, incluindo a Cordilheira dos Andes, a Floresta Amazônica e a biodiversidade das Ilhas Galápagos próximas.

Existem poucos lugares ainda intocados pelo comercialismo global, mas este é um deles. Os expatriados podem se misturar com os indígenas locais em trajes tribais e viver um estilo de vida descontraído e variado por cerca de US$ 1.500 a US$ 1.825 por mês.

5. Colômbia

Do outro lado da fronteira, a Colômbia é mais desenvolvida que o Equador, mas compartilha muitos dos atributos de seu vizinho. Entre elas, opções de clima que agradam a todos os gostos e uma mistura de litoral, cordilheira dos Andes e Floresta Amazônica.

A saúde aqui é excelente, os custos de propriedade e de vida são comparativamente baixos, e o processo de solicitação de visto é simples para muitas nacionalidades. Aposentados podem viver bem por pouco aqui, entre pessoas amigáveis ​​onde o inglês é amplamente falado e paisagens deslumbrantes.

4. Portugal

Do charme do velho mundo de cidades como Lisboa e Porto às praias ensolaradas do Algarve, Portugal tem sido um destino de aposentadoria favorito há algum tempo.

O país tem um povo amigável, baixo custo de vida, um sistema de saúde de classe mundial e baixas taxas de criminalidade , tornando-o um lugar seguro, agradável e acessível para se viver.

O inglês é ensinado nas escolas e é amplamente falado em algumas áreas, e o governo oferece cursos gratuitos de português em todo o país.

3. México

Localizado próximo à fronteira sul dos EUA, o México tem sido um destino popular para os norte-americanos que procuram um lugar acessível ao sol. Os expatriados podem escolher entre uma variedade de climas e estilos de vida, que incluem resorts de praia movimentados, vida urbana e refúgios rurais ou desertos remotos.

Um orçamento mensal de cerca de US $ 2.000 é suficiente para moradia, transporte e despesas diárias, mas você pode sobreviver com menos ou gastar muito mais, se quiser. A solicitação de vistos ou residência é simples para aqueles que atendem aos critérios, e o país possui serviços de saúde acessíveis e profissionais que atraem fluxos de turismo médico.

2. Costa Rica

Um clima tropical, custos de vida e médicos acessíveis, uma cultura ativa ao ar livre, moradores amigáveis ​​e belezas naturais ensolaradas fizeram da Costa Rica um ímã para aposentados.

Situada entre a Nicarágua e o Panamá, esta nação centro-americana é uma democracia estável com altas taxas de alfabetização e uma abordagem descontraída da vida. Cidadãos e residentes têm acesso a um dos sistemas de saúde mais bem avaliados da América Latina, segundo a International Living.

A paisagem varia de praias a regiões de selva exuberante, abrangendo várias zonas climáticas. Parques nacionais protegidos e refúgios de vida selvagem cobrem cerca de um quarto da massa terrestre do país, proporcionando aos visitantes ampla oportunidade de se conectar com a natureza.

1. Panamá

Não pela primeira vez, o Panamá encabeça a lista dos melhores lugares do mundo para se aposentar. Localizado longe do cinturão de furacões da América Central, seu clima tropical quente é temperado pelas brisas do Oceano Pacífico em uma costa e do Mar do Caribe na outra.

Parece que o Panamá tem tudo: pessoas amigáveis, um ambiente de vida seguro e excelentes hospitais e assistência médica de fácil acesso à maioria dos lugares. Os aposentados podem escolher entre comunidades de praia, retiros de montanha legais, terras altas gramadas ou vida moderna na cidade.

O Panamá é um dos três únicos países carbono-negativos do mundo . O famoso canal de navegação trouxe comunicações modernas, infraestrutura e conexões de transporte acessíveis para destinos populares de expatriados domésticos, como Boquete, nas terras altas.