26/02/2019 - 12:05
Seu cão se exercita o suficiente? Quem trocará a areia do seu gato durante as férias? Não se preocupe: os empreendedores da tecnologia móvel estão lançando produtos conectados a smartphones capazes de velar pelo bem-estar dos pets.
Entre os incontáveis aparelhos “usáveis” (“wearable”) apresentados esta semana no Congresso Mundial de Telefonia Móvel (MWC) em Barcelona, várias companhias ofereciam dispositivos para fixar nas coleiras de cachorros ou gatos.
Estes artefatos permitem que os donos localizem seus mascotes, assim como saibam, por exemplo, quanto correram, brincaram ou dormiram, graças a um aplicativo no smartphone.
Alguns dispositivos permitem definir no aplicativo uma área segura da casa para o animal de estimação, e enviar um alerta quando o mesmo sair dessa área.
A Vodafone, segunda operadora de telefonia móvel do mundo, exibiu na feira seu rastreador, chamado Kippy, já disponível na Europa.
O dispositivo resistente à água é feito de aço e funciona com uma bateria recarregável que pode durar até dez dias.
Opera com um cartão SIM e uma assinatura mensal entre 4 a 6 euros por mês.
“É sobre ter um relacionamento mais próximo com seu animal de estimação”, disse Steve Shepperson-Smith, porta-voz da Vodafone.
– Segmento incrivelmente lucrativo –
A proliferação de dispositivos móveis para animais de estimação coincide com uma queda nas vendas de smartphones.
Estas caíram 4,1% em 2018, ficando em 1,4 bilhão de unidades, o segundo ano consecutivo de queda, devido ao menor interesse das pessoas em renovar seus dispositivos na ausência de inovações, de acordo com o gabinete de análise do IDC.
“Supondo que quase todos os seres humanos na Europa já tenham um telefone, a Vodafone tem sido inteligente em procurar conectar animais de estimação agora”, explicou Ben Wood, analista da consultoria de tecnologia CCS Insight.
“O mercado de animais de estimação é um segmento incrivelmente lucrativo que cresce continuamente ano após ano”, disse ainda.
O mercado dos aplicativos “usáveis” para pets será superior a 8 bilhões de dólares em 2024, comparado a 1,85 bilhão de dólares em 2017, de acordo com a Global Market Insights.
“Quase tudo que se move pode usar um ‘wearable’. Os ‘wearables’ para as pessoas são muito populares, por isso era lógico que as empresas também tivessem como alvo ‘wearable’ para animais de estimação”, explica Neil Mawston, diretor executivo do gabinete. Strategy Analytics
– Câmeras para mascotes –
Para quem se sente triste por estar separado do seu animal de estimação, várias empresas lançaram câmeras com Wi-Fi que permitem monitorar o animal no smartphone.
Um dos mais populares é o Furbo, que mantém as guloseimas de cães dentro de um recipiente e permite ao dono jogar os petiscos para seu pet com apenas o apertar de um botão no smartphone.
O dispositivo envia uma mensagem se o cão late muito e faz um vídeo de 60 segundos das atividades do animal de estimação durante o dia.
A startup sul-coreana PurrSong revelou o LavvieBot, uma caixa de areia para gatos que é automaticamente limpa e recarregada.
Depois que o gato faz suas necessidades, a máquina passa um ancinho e joga areia limpa na caixa.
Ele ainda envia mensagens de texto quando o recipiente com a areia suja deve ser esvaziado.
Também mantém um registro do peso do gato e do número de vezes que ele usa a caixa, para detectar possíveis problemas de saúde.
“Qualquer anormalidade será relatada em seu smartphone”, afirma o gerente de marketing da PurrSong, Heaven Nam.
“Os proprietários não precisam cancelar seus planos de viagem ou gastar em hotéis para gatos se precisarem viajar”, acrescentou.