A fusão do Burger King com a canadense Tim Hortons, anunciada nesta terça-feira 26, criará a terceira maior rede de fast food do mundo, desbancando a atual ocupante da posição, a também americana Subway. O negócio despertou o temor de demissões no Canadá e críticas de políticos locais, devido à fama de “cortadora de custos” da empresa de private equity 3G, que controlará a nova companhia. O 3G pertence ao trio brasileiro Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Conheça, a seguir, os principais números do acordo.

Sede da nova empresa: Canadá

Faturamento da nova empresa: US$ 22,7 bilhões

Origem do faturamento: 67% do Canadá; 20% dos Estados Unidos e 13% do restante do mundo

Posição antes da fusão: Burger King – 4ª maior rede do mundo, com US$ 16,3 bilhões; Tim Hortons – 8ª maior rede, com US$ 6,4 bilhões

Posição após a fusão: terceira maior rede de fast food, em faturamento, do mundo

Quem está na frente da nova empresa, em vendas: McDonald’s, com US$ 89,1 bilhões; e Yum! (dona do KFC, Taco Bell e Pizza Hut), com US$ 43 bilhões

Quem ficou para trás: a Subway, nova quarta colocada, com US$ 18,1 bilhões de faturamento

Participação de mercado: 75% do mercado canadense de bebidas cafeinadas

Tamanho: mais de 18.000 restaurantes em cerca de 100 países

Potencial de expansão: os novos controladores enxergam uma grande oportunidade para internacionalizar a marca Tim Hortons, já que menos de 1% de suas 4.546 unidades estão fora da América do Norte

Carteira: mais de 5.500 imóveis próprios ou alugados

Total de recursos para financiar a operação: US$ 15,5 bilhões, sendo US$ 9 bilhões em dívidas; US$ 600 milhões em dinheiro; US$ 2,9 bilhões em troca de ativos; e US$ 3 bilhões em investimentos da Berkshire Hathaway, do bilionário Warren Buffett, sócio do 3G na Heinz

Distribuição dos acionistas: 51% para o 3G Capital; 27% para os demais acionistas do Burger King; 22% para os atuais acionistas da Tim Hortons