15/11/2006 - 8:00
É comum no mundo dos jovens bem-nascidos montar um bar ou uma boate por diversão com dinheiro emprestado dos pais. A balada fica aberta durante um ano, nem sempre dá lucro e depois é fechada. Em 1993, três jovens boêmios seguiram esse roteiro. Na época, Fernando Martins, Paulo Zegaib e Alex Bentadorf, freqüentadores assíduos da noite paulistana, tomaram US$ 1,2 milhão emprestado dos pais para erguer o Sirena, um clube noturno com capacidade para 1,2 mil pessoas pousado em Maresias, no litoral norte de São Paulo. Acontece, contudo, que eles fugiram do tradicional script. Comandaram a boate como se estivessem à frente de uma empresa profissional. Resultado: construíram um império do entretenimento que inclui, além do Sirena, o dinning club Morocco, uma espécie de restaurante, bar e boate voltado para um público acima de 30 anos, a pizzaria Casa Pizza, o bar Buco – um boteco italiano ? e um espaço de eventos no clube para 20 mil pessoas no clube Helvetia, em Indaiatuba, interior de São Paulo. Na última quinta-feira, 9 de novembro, o grupo estendeu os seu tentáculos ao inaugurar uma franquia da lendária boate espanhola Pacha, com mais de 20 unidades espalhadas ao redor do mundo.
Com um investimento de R$ 6 milhões e construída num galpão de 7 mil metros quadrados, na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo, a Pacha abrigará 2500 pessoas. A entrada custará R$ 40 para as mulheres e R$ 80 para homens. ?Em quatro anos deveremos atingir um faturamento de R$ 8 milhões?, diz Fernando Martins, um dos sócios da nova casa noturna. Há, entretanto, uma dúvida no mundo da noite paulistana. Existe espaço para uma boate tão grande? ?Acredito que falta uma casa como essa em São Paulo?, diz a promoter Fernanda Barbosa. Outra famosa organizadora de festas, a empresária Alicinha Cavalcanti, vai além. ?Eles não dão ponto sem nó?, diz, referindo-se ao trio de empresários. ?Tudo o que eles fazem dá certo.? Além de receber o grande público, a Pacha também foi pensada para os vips. No local, haverá 15 camarotes cujo acesso será permitido para quem desembolsar R$ 4 mil. Quem pagar essa quantia terá direito a levar oito convidados, ganhará uma garrafa de champanhe Moon, uma garrafa da vodca Wiborova e oito latas de energético Red Bull. Para eles, há entrada separada, estacionamento com manobrista, serviço de cozinha, hostess, chapelaria e banheiro.
A rede Pacha foi fundada em 1967, na praia de Sitges, em Barcelona, pelo catalão Ricardo Urgell, que pretendia criar um novo conceito de diversão noturna. Ele se preocupou com detalhes minimalistas e adaptou a casa ao estilo da Pop Art criada pelo artista Andy Warhol. O logotipo inicial da casa era um olho que, na década de 70, foi substituído por duas cerejas. Na Pacha de São Paulo, a decoração adotada leva as cores azul e branco. No teto, gaivotas penduradas dão o ar de praia. ?A idéia era trazer para a cidade uma balada que proporcionasse uma sensação de litoral?, explica Fernando Martins. ?Faltava isso aqui.? Agora não falta mais.