26/02/2016 - 17:05
A cerimônia do Oscar 2016, maior premiação do cinema americano, acontece neste domingo 28, no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Entre os indicados deste ano, chama a atenção a quantidade de roteiros cujo tema principal é o empreendedorismo.
Os enredos de amor, um tema universal e capaz de arrebatar multidões, perderam espaço para jornalistas, visionários da tecnologia, uma inventora “maluca” e investidores de Wall Street. Pelo menos quatro dos filmes que concorrem ao prêmio deveriam ser vistos por todos os empreendedores. Vamos a eles:
JOY – O NOME DO SUCESSO
A atriz Jennifer Lawrence concorre ao Oscar de melhor atriz ao interpretar Joy Mangano. O filme conta a história real dessa mãe solteira que inventou o “Magic Mop”, um esfregão mágico que poderia ser torcido sem usar as mãos. Vale a pena para entender todas as agruras pelos quais passam os empreendedores no início, como dificuldade para vender sua ideia, falta de capital e erros de gestão. Após o sucesso do produto, Joy construiu uma sólida carreira baseada na invenção e registro de patentes, até acabar vendendo sua marca por um contrato milionário.
STEVE JOBS
Steve Jobs é Steve Jobs. O homem que fez da Apple o que a Apple é hoje dispensa apresentações. Ele é conhecido por criar produtos inovadores, capaz de atrair multidões. O filme no qual o ator Michael Fassbender concorre ao prêmio de melhor ator é baseado na biografia escrita por Walter Isaacson. O roteiro concentra-se no lançamento de três produtos: o computador Macintosh, o sistema operacional NeXT e o iMac. Com isso, explora a personalidade explosiva e ao mesmo tempo genial de Jobs.
A GRANDE APOSTA
Baseado no livro The Big Short: Inside the Doomsday Machine, publicado no Brasil como a Jogada do Século, o filme conta as histórias de quatro investidores que previram o estouro da bolha imobiliária e resolveram apostar contra aquilo que era considerado um dos investimentos mais seguros do mundo: o mercado imobiliário dos EUA. O roteiro mostra em detalhes como os bancos de investimentos foram responsáveis pela crise, vendendo sem nenhum critério títulos podres como se fossem um investimento seguro. Usa termos bastante técnicos, difícil de serem entendido pelo telespectador comum (leia aqui um guia para compreender A Grande Aposta).
SPOTLIGHT – SEGREDOS REVELEADOS
A trama conta a história de como repórteres do jornal The Boston Globe descobriram o enorme escândalo de abuso infantil por padres da Igreja Católica, em Boston, nos EUA. Spotlight era o nome de uma divisão do jornal, dedicada exclusivamente a atuar em histórias de alto impacto. É um retrato fiel de como se trabalha em grandes redações e, principalmente, das pressões que envolvem o trabalho diário dos jornalistas. Vale a pena notar a impressionante abnegação dos jornalistas para conseguir levantar a maior quantidade de dados dos possíveis dos envolvidos, para traçar um cenário duro, porém que representa a realidade.