Os contratos futuros de ouro negociados na Comex, a divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), fecharam em queda nesta sexta-feira, 6, após o relatório de emprego dos EUA não ter sido capaz de surpreender o mercado.

O contrato de ouro mais negociado, com entrega para agosto, caiu US$ 0,80 (0,1%), fechando a US$ 1.252,50 a onça-troy. Na semana, porém, os preços avançaram 0,5%.

De acordo com o relatório conhecido como “payroll”, a economia norte-americana criou 217 mil empregos em maio, pouco acima da expectativa de geração de 210 mil postos de trabalho, e o total de norte-americanos nas folhas de pagamento chegou a 138,5 milhões, superando a máxima histórica observada em janeiro de 2008. Entre outros números divulgados, a taxa de desemprego ficou estável em 6,3%, ante aposta de 6,4%.

“O número não muda o jogo do Federal Reserve”, afirmou Chris Gaffney, estrategista da EverBank Wealth Management. “A redução de estímulos continuará no ritmo atual, mas as taxas de juros continuarão baixas para apoiar a recuperação econômica.” A perspectiva de as compras de ativos do Fed terminarem ainda este ano vem pressionando o metal precioso.

(Com informações da Dow Jones Newswires)