05/03/2014 - 17:07
Os contratos futuros do ouro fecharam em leve alta nesta quarta-feira, 5, depois que indicadores fracos dos EUA elevaram as dúvidas sobre a recuperação da maior economia do mundo.
O índice de atividade dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços dos EUA, medido pelo Instituto para Gestão de Oferta (ISM), caiu para 51,6 em fevereiro, de 54,0 em janeiro. O resultado veio abaixo das expectativas, de 53,5.
Mais cedo, a Automatic Data Processing/Macroeconomic Advisers (ADP/MA) informou que o setor privado dos EUA criou 139 mil empregos em fevereiro, abaixo da previsão de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que esperavam geração de 160 mil novas vagas.
“No curto prazo, os dados levantam dúvidas sobre se esta recuperação tem” base, disse Peter Hug, diretor de comércio global na Kitco Metals. Como muitos participantes do mercado, no entanto, Hug é cauteloso sobre um pessimismo demasiado em relação à economia dos EUA, acreditando que os dados fracos dos últimos meses podem ser o resultado de frio severo que atingiu os EUA neste inverno.
Alguns investidores se voltam para o ouro em tempos de incerteza política e econômica, pois consideram que o metal mantém seu valor melhor do que outros ativos.
Na Comex, divisão da New York Mercantile Exchange (Nymex), os contratos do ouro para abril fecharam a US$ 1.340,3 por onça-troy, com ganho de 0,17%. A prata para março teve alta de 0,24%, para US$ 21,239 por onça-troy.