04/01/2016 - 17:37
O preço do ouro fechou em alta nesta segunda-feira, 4, depois de as quedas fortes dos mercados de ações de todo o mundo levarem os investidores a buscarem ativos considerados mais seguros. Os mercados mostraram preocupação com a economia global, depois da divulgação de mais um indicador fraco na China e com a intensificação das tensões no Oriente Médio após a execução de um clérigo xiita pelo governo da Arábia Saudita.
Na China, a bolsa de Xangai caiu 6,86% em reação ao índice de atividade industrial dos gerentes de compras (PMI, versão Markit/Caixin), que ficou em 48,2 em dezembro, de 48,6 em novembro, no décimo mês consecutivo de contração. No Oriente Médio, a Arábia Saudita rompeu relações diplomáticas com o Irã neste domingo, um dia depois de manifestantes iranianos destruírem a embaixada saudita em Teerã. Eles protestavam contra a execução, pelo governo saudita, de 47 dissidentes condenados por “terrorismo”, entre eles o respeitado clérigo xiita Nimr al-Nimr.
Na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), os contratos do ouro para fevereiro fecharam a US$ 1.075,20 por onça-troy, em alta de US$ 15,00 (1,41%). Fonte: Dow Jones Newswires