24/08/2024 - 8:00
A rede Outback Steakhouse inaugura nesta segunda-feira, 26, sua 172ª unidade no Brasil. O restaurante será instalado na área externa do Plaza Shopping, na cidade de Itu (SP).
Este é o 17º restaurante da marca inaugurado no ano no país. Com mais esse, o Outback ultrapassou a expansão registrada em 2023, quando foram abertas 16 novas unidades.
Até outubro, o grupo prevê abrir também uma unidade em Fortaleza, chegando a um total de 18 novos restaurantes em 2024.
“O novo Outback também consolida o atual movimento de expansão da rede no Estado, sendo a quinta unidade instalada em cidades paulistas em um período de apenas seis meses”, destacou, em comunicado, a Bloomin’ Brands, que também é dona das marcas Abraccio e Aussie Grill.
Com as inaugurações, o grupo tenta reforçar a mensagem de o plano de expansão da rede segue em andamento no país, mesmo após a matriz da rede internacional ter anunciado em maio estar estudando alternativas estratégicas para os restaurantes no Brasil, incluindo até uma possível venda.
“Estamos motivados com o interesse demonstrado em nosso negócio e forneceremos atualizações à medida que houver novidades. Reafirmamos que o Outback Steakhouse é uma empresa com grande valor de longo prazo e continuará operando no Brasil. Evidência disso é o fato de que nosso plano de expansão continua em andamento”, afirmou, em nota, a Bloomin’ Brands.
Investimento de R$ 5 milhões por unidade
Apesar dos números globais mostrarem dificuldades, o Outback é um sucesso em várias partes do Brasil, com a operação brasileira sendo responsável por 8o% do faturamento internacional da companhia.
O Outback está presente hoje em 70 cidades de 22 estados e Distrito Federal. No mundo está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania.
As inaugurações de 2024 ocorreram em São Paulo, Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Passo Fundo (RS) , Americana (SP), Cabo Frio (RJ), Porto Alegre (RS), Campina Grande (PB), Contagem (MG), Jundiaí (SP), Chapecó (SC), Porto Velho (RO), Volta Redonda (RJ) e Sorocaba (SP).
A rede não usa o modelo de franquia, mas sim de sociedade. Todos os restaurantes do Outback são próprios e o sócio escolhido entra com um investimento mínimo e é treinado pela própria empresa. “Atualmente, 84% dos sócios-proprietários do Outback são ex-outbackers, ou seja, são pessoas que começaram sua jornada conosco na cozinha, no salão ou como garçons, por exemplo”, informa a empresa.