27/11/2025 - 7:00
Sendo o assunto da semana e uma das campanhas que mais gerou engajamento nos últimos tempos, a Gracyovos, ação de publicidade do Canva com a atriz e ex-BBB Gracyanne Barbosa, foi 100% criada internamente pelo time da companhia e não teve auxílio de agências de publicidade.
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Cerca de 10 pessoas do time do Canva no Brasil trabalharam na campanha, que começou a ser gestada entre o final de agosto e o início do mês de setembro deste ano.
Além do time de marketing e criação da companhia, auxiliaram na campanha da Gracyanne Barbosa a agência de influenciadores MField e a produtora Asteroide Films.
Felipe Godoy, Diretor de Marketing do Canva no Brasil, relata que a escolha fez com que o processo ganhasse agilidade e, no fim do dia, tivesse um impacto maior por conta dessa decisão estratégica.
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Segundo o executivo, a companhia decidiu priorizar campanhas locais em um passado recente – ou seja, a publicidade deixou de ser ‘importada’ de práticas da empresa, presente em 190 geografias, e passou a ser pensada de brasileiros para brasileiros.
“Na verdade, tivemos pouco tempo e foi uma campanha que fizemos a toque de caixa, mas a agilidade nos processos se deu porque usamos um time criativo interno. Foi tudo desenvolvido aqui dentro. Nós precisávamos de uma campanha que reverberasse”, diz, em entrevista à IstoÉ Dinheiro.
Atualmente o Brasil é o segundo mercado mais importante para a empresa de design e tecnologia em todo o mundo em termos de volume de usuários – 1 a cada 9 brasileiros com internet possuem uma conta no Canva.
A estratégia usada foi de social first, respeitando a lógicas das redes sociais. Godoy frisa que ‘ninguém entra no TikTok ou no Instagram para ver anúncio’ e, pensando nisso o time de marketing e de criação da empresa desenvolveu peças que priorizassem uma narrativa e o entretenimento para, depois disso, exibir o produto e falar do Canva e das suas funcionalidades.
A campanha é mais uma dose do que já deu certo: há meses, a empresa já havia feito uma ação com a Xuxa utilizando uma estratégia semelhante e com a mesma filosofia de ‘respeitar a lógica das redes sociais’, o que gerou mais de 6 milhões de visualizações orgânicas somente nas primeiras 24 horas de veiculação. Atualmente esse número já ultrapassou os 30 milhões.
“Nessa narrativa a marca é secundária. O Canva aparece depois. É mais interessante construir uma narrativa sólida que vai engajar e tracionar”, pontua Godoy.
Com relação aos resultados inicias da Gracyovos, quando lançada, foram 3 milhões de views em 5 horas, além de 10 mil compartilhamentos. A gestão relata que ‘não tem dúvidas’ de que o impacto e os resultados serão maiores do que a da campanha da Xuxa.
A empresa, no passado, não havia utilizado agências de publicidade para gestar campanhas focadas no público brasileiro – ou seja, esses movimentos recentes marcam uma nova era para a companhia nesse mercado.
A decisão segue o caminho adotado por empresas como Netflix, Red Bull e Duolingo, que também contam com equipes criativas internas para desenvolver ações de marketing, sem depender da contratação de uma agência de publicidade.
O time criativo da companhia envolveu: Bruno Sabino, Daniel Barreto, Estevan Suñé, Felipe Rulito Sorani, Igor Moura, Jack Jaeschke, Laissa Moreira, Mika David, Raul Taborda, Sam Mularczyk e Thais de Brito.
Entenda a ação publicitária do Canva chamada ‘Gracyovos’
A atriz e ex-BBB Gracyanne Barbosa esclareceu que o que foi comunicado em um primeiro momento como sua própria marca de ovos, na verdade fora uma ação publicitária.
No dia 24, segunda-feira, a atriz havia divulgado um vídeo em suas redes sociais no qual apresentava sua marca de ovos, a Gracyovos – o que rapidamente viralizou nas redes sociais e chegou a virar notícia em diversos sites e veículos da imprensa nacional.
Um dia depois, um novo vídeo mostrou ela criando sua marca própria de ovos no Canva, utilizando as funcionalidades da plataforma, e afirmando que a Gracyovos estava no ar há 24 horas e que os estoques estavam oficialmente esgotados, depois dela própria ter consumido todos.
A postagem foi feita em collab com a conta do Canva Brasil e confirma que se tratava de uma ação publicitária.

A marca Gracyovos já tem site site próprio e uma conta no Instagram com quase 25 mil seguidores, sendo que os primeiros posts foram feitos há quatro dias, nos quais os primeiros traços da marca eram apresentados.
