31/10/2014 - 20:00
Impulsionadas pelo fenômeno da ampliação da renda dos brasileiros, entre 2007 e 2013, o consumo de ovos aumentou como nunca no País – cerca de 30% ao ano. A perspectiva continua animadora para 2014. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABP), o consumo per capita de ovos atingirá 185 unidades ao ano, até dezembro. Esse número, em 2007, era de 130. A alta na demanda criou um ambiente favorável aos produtores do alimento, que está presente nas refeições de 99% das famílias, e fez da Somai Nordeste a vencedora do ranking setorial desta edição de AS MELHORES DO MIDDLE MARKET.
Embora tenha Nordeste no nome, a Somai é uma empresa mineira, localizada na cidade de Montes Claros. No ano passado, faturou R$ 90 milhões, vendendo ovos, principalmente para supermercados nas regiões Sudeste e Nordeste. “Também temos como clientes padarias, mercearias e atacadistas locais”, diz Maria Luiza Pimenta, presidente da Somai. A companhia espera aumentar suas receitas em quase 70% em apenas dois anos — chegando a um faturamento de R$ 150 milhões em 2016.
Essa projeção otimista deve-se, principalmente, aos mais de R$ 10 milhões de investimento que realizou recentemente para incrementar sua produção e variar suas fontes de receita. A Somai Nordeste adquiriu mais uma granja em Uberlândia, na região oeste de Minas Gerais, em 2012. Maria Luiza espera fechar o ano com sua empresa produzindo 1,8 milhão de ovos por dia –25% a mais do que no ano passado. “Dessa maneira, terei reserva de produção para vender ovos premium”, diz ela.
———————
Confira o Especial: As Melhores do Middle Market 2014:
- Ser educacional é a empresa do ano
- Um olho na gestão, outro na qualidade
- Como foram escolhidas as Melhores do Middle Market
- O rei do chimarrão
- Do campo à mesa
- Com as peças no lugar
- Colhendo na terra arrasada
- A todo gás
- Lição de casa
- Passos acelerados
- Tempo de oportunidades
- Tecnologia aplicada à construção
- Infraestrutura em evolução
- Uma força a mais
- De olho nos pequenos
- Focada no crescimento
- Resultados a reboque
- A química da inovação
- Se descuidar da saúde
- Sorriso em expansão
- A Aviação voa mais alto
- Família em festa
- Reestrutar para crescer
- Crescimento sob medida
- Embalando resultados
- Pista livre
- Diversificar para sobreviver
- Cartilha ambiental
- A saída é pelo Nordeste
- Um caminho próspero
- Surfando no pré-sal
- Pé no acelerador
- Fórmula do crescimento
- Água limpa e abundante