A Meta lançou seu primeiro programa de segmentação de anúncios baseado em inteligência artificial (IA) para empresas no WhatsApp, conforme tenta gerar receita com o popular serviço de mensagens, anunciou a empresa em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 6.

O presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, apresentou as novas ferramentas em um vídeo exibido durante o evento em São Paulo.

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O anúncio marca uma mudança para o WhatsApp, um serviço de mensagens criptografadas que destaca fortemente suas credenciais de privacidade e há muito tempo evita tipos de ferramenta de publicidade direcionada como os que sustentam outros aplicativos da Meta, como Facebook e Instagram.

A gigante das redes sociais vem introduzindo recursos de comércio e pagamento no aplicativo há vários anos, incluindo ferramentas de “mensagens comerciais” que as empresas podem usar para conduzir chats de atendimento ao cliente e enviar materiais de marketing para pessoas que compartilharam seus números de telefone com elas.

Anteriormente, essas ferramentas eram instrumentos importantes nos negócios, usados para enviar mensagens em massa para todos os usuários que optaram por receber a comunicação da empresa.

As novas ferramentas de IA usarão o comportamento no Facebook e no Instagram para direcionar as mensagens aos clientes mais propensos a serem receptivos a elas, desde que os clientes utilizem o mesmo número de telefone em todas as contas.

Pagamento por Pix

A Meta anunciou também que está disponibilizando para os usuários de sua ferramenta de pagamentos no WhatsApp a possibilidade de realizar compras por meio do Pix.

A gigante de tecnologia até então possibilitava apenas compras via cartões na ferramenta, conhecida como WhatsApp Pay.

O Brasil é o segundo maior mercado do WhatsApp no mundo, atrás apenas da Índia, e vem sendo usado junto ao país asiático como teste para ferramentas de pagamentos da Meta, à medida que a companhia busca meios de monetizar o uso do popular aplicativo de mensagem.

Em 2021, a Meta disponibilizou aos usuários brasileiros a possibilidade de transferência de dinheiro entre indivíduos por meio do WhatsApp Pay, e no ano passado expandiu a ferramenta, para permitir compras em pequenas e médias empresas que usam a versão empresarial gratuita do aplicativo de mensagens.

Nesta quinta-feira, a Meta também anunciou que o WhatsApp Pay poderá ser utilizado para compras em empresas maiores, clientes do API, uma versão empresarial paga do WhatsApp.