O PagBank registrou um lucro líquido recorrente (Non-GAAP) de R$ 520 milhões no quartro trimestre de 2023, o que representa uma alta de 27%  na comparação com o mesmo período de 2023 e de 18% sobre o trimestre anterior, anotando em 2023 um lucro de quase R$ 1,8 bilhão no acumulado do ano, o maior na história da companhia. Com esse resultado, o banco digital anota uma alta de 11% na comparação com 2022.

+PagBank lança jogo digital para ensinar clientes a investir

O lucro líquido contábil da empresa atingiu R$ 488 milhões entre outubro e dezembro do ano passado, que garantem uma alta de 20% em relação ao mesmo período de 2022 e de 19% em relação ao trimestre anterior, perfazendo um total de R$ 1,65 bilhão no acumulado do ano (10% sobre 2022).

O CEO do PagBank, Alexandre Magnani, aponta como motivos desta performance no lucro líquido a dinâmica de recuperação das receitas, com forte crescimento da adquirência (TPV), mais do que compensando os efeitos do teto de intercâmbio iniciado em abril de 2023; a redução das perdas operacionais, com desenvolvimentos relevantes na frente de segurança e prevenção a fraudes; a diminuição das despesas financeiras no comparativo anual, devido ao custo médio do funding menor por conta do aumento dos depósitos e início do ciclo de redução da Selic; e ainda as despesas operacionais sob controle, sem prejudicar as oportunidades de crescimento.

Na adquirência, o PagBank registrou um TPV recorde de R$ 113,7 bilhões no último trimestre do ano passado, alta de 21% na comparação anual e de 14%  na relação trimestral, com R$ 394 bilhões ao longo de 2023 (11% mais que em 2022), com crescimento em todos os segmentos, incluindo microempreendedores, PMEs e grandes contas.

No banco digital, a companhia alcançou R$ 66 bilhões de cash-in (valores recebidos de outras instituições financeiras nas contas PagBank, excluindo adquirência) no quatro trimestre de 2023, em resultado 48% superior ao mesmo período de 2022 e 38% mais alto na comparaça trimestral, além de R$ 217 bilhões no ano de 2023 (59% a mais que em 2022).  A companhia também alcançou um recorde de R$ 27,6 bilhões em depósitos no três últimos meses do ano passado, em números 33% maiores que os registrados no mesmo período de 2022.

“Os números superlativos evidenciam que o PagBank está entrando em um novo movimento de aceleração. Nossa proposta de valor vai além do serviço a microempreendedores e oferta de maquininhas. Somos uma empresa de tecnologia cada vez mais sólida e atuante, alcançando quase 15% do total da população brasileira. Nossa gama diversificada de produtos e serviços atendem aos mais diversos públicos, pois nosso propósito é, justamente, facilitar a vida financeira de pessoas e negócios de maneira simples, segura, digital e acessível”, afirma o CEO do PagBank, Alexandre Magnani.

O executivo pontua, ainda, que 2023 foi marcado por importantes conquistas do PagBank, como a atribuição do rating br AAA pela S&P Global Ratings, a conclusão da integração da Moip (empresa de pagamentos on-line adquirida em agosto de 2020), o fortalecimento da interface do Internet Banking, a autenticação facial para pagamentos por link e os lançamentos do Tap on Phone no app PagVendas e do Boleto/Cobrança Pix. Nas contas PJ, iniciativas como o domicílio bancário, o permissionamento, o Perfil Aprovador e a Folha de Pagamento também são apontadas por Magnani como determinantes para a performance do banco digital no ano passado.

Atualmente, o PagBank possui a maior rede de aceitação de soluções de pagamentos, com 6,5 milhões de comerciantes e empreendedores ativos. Segundo a companhia, a operação mantém foco no equilíbrio financeiro versus número de clientes, principalmente naqueles rentáveis e na expansão de share of wallet (TPV por comerciante) e oferece, como diferenciais competitivos, taxa zero para novos lojistas, pagamento instantâneo 24h por dia/7 dias por semana na conta PagBank, entrega expressa de máquina e as melhores opções de investimento do mercado, com CDBs que rendem até 130% do CDI.

A carteira de crédito do PagBank chegou a R$ 2,5 bilhões, estável em relação ao trimestre anterior, com foco em produtos de baixo risco e alto engajamento, como cartão de crédito, crédito consignado e antecipação do saque aniversário do FGTS.

Para Magnani, a melhora do ciclo de crédito nos próximos meses abre oportunidades para o PagBank acelerar a concessão de crédito e ampliar a oferta de produtos do banco digital.

“Nossos números demonstram que o crescimento e o maior engajamento dos clientes podem ser estimulados através de oferta de crédito com produtos de baixo risco. Isso nos permite ter cautela em momentos mais críticos, como o que o setor passou ao longo de 2023. Contudo, entendemos que a concessão e a ampliação dos produtos de crédito é algo natural e está dentro dos nossos planos”, acrescenta.

Destaques financeiros do PagBank

O balanço do PagBank também destaca a receita líquida – que voltou a crescer ano a ano – e foi de R$ 4,3 bilhões no quarto trimestre de 2023 (+10% a/a e +8% t/t), acumulando o montante de R$ 15,9 bilhões ao final de 2023 (+4% a/a).

Para o CFO do PagBank, Artur Schunck, este desempenho foi motivado pelo forte crescimento da adquirência, liderada por MPMEs, além da aceleração dos volumes processados em grandes contas, com destaque para pagamentos online e automações comerciais, além das receitas de maiores margens em serviços financeiros.

“Na frente das despesas operacionais, gastamos praticamente o mesmo montante de 2022, porém, fizemos muito mais. Priorizamos o crescimento em investimentos orgânicos, com foco em simplificação e integração, lançamentos e melhoria de produtos e a alocação disciplinada de capital.”, explica.

De acordo com CEO do PagBank, Alexandre Magnani, para balancear crescimento e rentabilidade ao longo de 2024, a estratégia do PagBank continua baseada em cinco pilares: crescimento rentável em pagamentos, com aumento sustentável de participação no mercado em segmentos chave para a Companhia; a promoção do engajamento do banco digital para diversificar as fontes de receita e aumentar a receita por cliente; o desenvolvimento do ecossistema que integra pagamentos, serviços financeiros e serviços de valor agregado; segurança 360º, visando diminuir perdas, aumentar a segurança do cliente e promover a eficiência operacional; e a gestão disciplinada de custos e alocação de capital para melhorar o lucro e a geração de fluxo de caixa.

Em 2023, o PagBank também publicou seu terceiro Relatório de Sustentabilidade, com os principais destaques e ações da Companhia implementadas no ano anterior.

A Companhia colocou em prática um plano ambicioso que hoje é refletido nos ratings que medem o estágio de maturidade das empresas em ESG, como o Sustainalytics e o CDP.

“Atualmente, nosso estágio de maturidade em diversas frentes de ESG é similar ou superior aos das instituições com décadas de trabalho. Estamos focados na criação de valor para todos os elos da nossa cadeia e da sociedade”, destacou o diretor executivo de RI, ESG e Inteligência de Mercado do PagBank, Eric Oliveira.