O PagBank anunciou o lançamento da “Tap On”, uma solução que transforma o celular em uma maquininha de pagamentos. Com isso, comerciantes e clientes da fintech podem aceitar pagamentos usando seus smartphones com sistema Android.

“A solução elimina a necessidade de terminais de pagamento, e como um diferencial de mercado, chega integrada a um app totalmente gratuito com mais de 40 funções que facilitam a gestão dos negócios, tornando o processo de compra muito mais simples para os clientes”, diz o PagBank.

+Pix receberá prêmio de organização internacional em Miami por papel em inclusão financeira

Entre as funções estão o controle de estoque e de caixa, criação de links de pagamentos, emissão de documentos fiscais e boletos, além da realização de orçamentos, entre outros.

Com funcionalidade integrada ao aplicativo PagVendas, a “Tap On” do PagBank permite o recebimento de pagamentos nas modalidades crédito e débito por meio da tecnologia de aproximação (com cartões físicos, carteiras digitais ou smartwatchs).

Serão aceitas bandeiras de cartões Mastercard, Visa, Amex e Elo, além de carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay. A disponibilização da funcionalidade será gradativa, segundo o PagBank.

No último dia 19, a Apple anunciou o lançamento do “Tap to Pay”, que transforma o iPhone em uma maquininha de cartão. Com isso, usuários iOS podem receber pagamentos por meio da tecnologia NFC, também por aproximação.

A modalidade é uma tendência no segmento, visto que empresas como Mercado Pago, Cielo, SumUp, Nubank, Stone, Infinite Pay e Gertec, além da já citada Apple, lançaram produtos similares recentemente.

Segundo um estudo recente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), realizada pelo Instituto Datafolha, 54% dos consumidores brasileiros costumam realizar pagamentos por aproximação, sendo que o uso deste meio de pagamento cresceu 85,4% no primeiro trimestre 2023.

“Nosso objetivo é garantir que o cliente PagBank tenha mais tempo para focar nas vendas, oferecendo uma solução fácil e descomplicada de pagamento, direto no celular e integrada a um app, para gerenciar todos os outros processos do negócio, e que hoje consomem muito tempo do empreendedor”, comentou o diretor executivo de Produtos e Adquirência do PagBank, Angelo Aguilar.