Francesco Rivella, considerado “pai da Nutella“, faleceu na sexta-feira, 14, aos 97 anos. Rivella era amigo pessoal de Michele Ferrero, fundador da Ferrero.

Ele investiu o nome “Nutella”, que mistura (hazel)NUT com (riv)ELLA – ou seja, pasta de avelã e o sobrenome do italiano.

+ Nestlé retoma chocolate Surpresa para marcar programa de agricultura regenerativa
+ Chocolate Haoma faz rodada de investimentos e já vale R$ 150 milhões

O químico começou a trabalhar na empresa aos 25 anos, em 1952. Ao longo do tempo, ele combinou habilidades de sua área original com as de gestor.

De 1973 a 1993, ele foi vice-diretor de pesquisa na Ferrero, supervisionando laboratórios na Itália, França e Alemanha.

Rivella foi químico e consultor da companhia por pouco mais de 50 anos. Após esse período, Rivella se aposentou.

Potes de Nutella em supermercado em Nice, na França – Crédito: Reuters

Qual a origem da Nutella?

A Nutella, o popular creme de avelã vendido em todo o mundo e um dos grandes ícones do “Made in Italy”, completou 60 anos.

O produto, originado em 1964, quando a família Ferrero produziu o primeiro pote na fábrica da cidade de Alba. A ideia da Nutella, contudo, nasceu nos anos 1920.

O objetivo inicial era inventar um lanche barato de chocolate para comer com pão. O fundador da empresa, Pietro Ferrero, alegava que a combinação era perfeita para os trabalhadores que iam à fábrica.

O creme de chocolate é transformado em avelã devido à grande tradição da gianduia na região do Piemonte, que é a mistura dos dois alimentos.

Em 1946, quando a Nutella chegou às lojas, ela se chamava Giantuvot e custava de quatro a cinco vezes menos que o chocolate tradicional. Além disso, o produto era vendido a peso e cortado em rodelas para rechear os sanduíches.

O creme que conhecemos nos dias de hoje se tornou realidade somente em 1951.

Quase uma década depois, Michele Ferrero, filho de Pietro, decidiu comercializar o produto em toda a Europa, mas com alterações de ingredientes, rótulo e nome.

Em 1964, um ano depois dessa ação, surgiu o primeiro pote de Nutella.

Atualmente, 60 anos depois de seu surgimento, a produção de Nutella chega a 500 mil toneladas por ano e é vendida em pelo menos 170 países.