Depois do falecimento dos pais e do marido em um curto período de tempo, uma aposentada, de 62 anos, conheceu o pai de santo Flávio Pedro Fernandes, em 2018, e foi vítima de um golpe que ao todo custou R$ 272 mil. As informações são do colunista Rogério Gentil do UOL.

Segundo a acusação feita pelo Ministério Público de São Paulo, o pai de santo no início fazia as consultas espirituais gratuitamente.  Depois de conseguir a confiança da aposentada, Flávio começou a cobrar valores para salvar os amigos e o filho da mulher que corriam o risco de morrer de câncer ou em um acidente, de acordo com ele.

+ 5 dicas para não cair em golpes no 11/11, a black friday chinesa

“O pai de santo somente pedia dinheiro quando estava incorporado”, disse o promotor José Eduardo Pimentel à Justiça.

Na esperança de que Flávio poderia salvar essas pessoas, a aposentada fez quatro depósitos no total de R$ 272 mil, todos no mês de julho de 2018.

Com o passar do tempo e ao não notar mudanças na sua vida, a mulher começou a desconfiar que tinha sido vítima de um golpe. Ela também relatou à Justiça que, ao não receber novos pagamentos, o pai de santo se afastou.

Fernandes, em seu depoimento, negou ter enganado a aposentada e afirmou que em nenhum momento prometeu resultados práticos por meio dos conselhos espirituais.

Flávio ressaltou que a sua religião permite a cobrança pelos atendimentos espirituais, informou à aposentada que  quantia seria alta e ela “em sã consciência” se dispôs a fazer os depósitos.

Em abril, o pai de santo foi condenado em primeira instância, mas recorreu da decisão. O processo será analisado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).