08/07/2025 - 14:27
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira, 8, que os países que fazem parte do grupo Brics receberão uma tarifa de 10% sobre eles “muito em breve”.
+ Justiça da Flórida manda novamente intimar Moraes em caso de empresa de Trump
“Qualquer um que faça parte do Brics receberá uma tarifa de 10% muito em breve”, disse Trump durante uma reunião com integrantes do gabinete na Casa Branca.
Trump e Bessent destacam receita recorde com tarifas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que as receitas provenientes das tarifas comerciais estão em forte expansão. “As receitas de tarifas estão começando a entrar em níveis recordes”, declarou durante reunião de gabinete nesta terça-feira.
Segundo ele, “grande parte do dinheiro das tarifas vai começar a chegar em 1º de agosto”, data em que novas taxas entrarão em vigor, conforme cartas enviadas a algumas nações ontem e outras que, segundo o presidente, ainda seriam divulgadas nesta terça.
Na mesma reunião, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, reforçou os dados apresentados por Trump, afirmando que os cofres públicos já foram beneficiados com cifras bilionárias.
“Já recebemos US$ 100 bilhões de tarifas até agora”, disse. Ele ainda estimou que a arrecadação com as tarifas pode crescer substancialmente nos próximos meses. “Poderemos aumentar arrecadação para até US$ 300 bilhões com tarifas até fim do ano”, acrescentou.
A pauta internacional também foi abordada brevemente durante a reunião, especialmente após recentes ações militares americanas contra instalações nucleares no Irã. O secretário de Defesa, Pete Hegseth, elogiou a atuação do país. “Ninguém mais poderia fazer o que foi feito pelos EUA”, afirmou, reiterando elogios ao exército americano.
Resposta de Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que os países que formam o Brics são soberanos e não aceitam intromissão de quem quer que seja, em mais uma resposta às ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas comerciais adicionais aos membros do grupo.
Em declaração à imprensa ao lado do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que está em visita a Brasília, Lula disse ainda que não aceita nenhuma reclamação contra a reunião de cúpula do Brics, concluída nesta semana no Rio de Janeiro.