10/01/2022 - 11:44
Por Elizabeth Piper
LONDRES (Reuters) – Inventar pudins e plantar árvores são apenas algumas das coisas que os britânicos são convidados a fazer para celebrar o Jubileu de Platina da rainha Elizabeth, eventos que marcam seu 70º aniversário no trono e que resultarão em um “fim de semana de comemorações de grande sucesso” em junho.
A monarca de 95 anos com o reinado mais longo da história britânica ganhará mais um recorde ao comemorar seu Jubileu de Platina em fevereiro, com o governo britânico planejando quatro dias de comemorações, de 2 a 5 de junho.
O Palácio de Buckingham incentivou britânicos de 8 anos ou mais a se inscreverem em um concurso de culinária que busca encontrar a “receita perfeita de pudim” dedicada à rainha, enquanto alguns também podem “plantar uma árvore para o Jubileu”.
Durante o feriado prolongado de junho, as pessoas poderão ver o “trooping the colour” em seu desfile de aniversário, um serviço de ação de graças na Catedral de São Paulo em Londres, uma festa no palácio, entre outros eventos.
+ Brasil receberá mais 600 mil doses de vacina pediátrica contra Covid em janeiro, total de 4,3 mi
Em novembro, o ministro da Cultura britânico, Oliver Dowden, disse que os quatro dias de comemorações serão “uma celebração para se lembrar”.
Elizabeth, que também é a atual monarca mais velha e há mais tempo no trono no mundo, tornou-se rainha em 6 de fevereiro de 1952, com a morte de seu pai George VI.
Em setembro de 2015, ela ultrapassou o tempo que sua tataravó, a rainha Vitória, passou no trono, comentando que o momento histórico “não foi aquele a que eu aspirei”.
Os planos são semelhantes aos que marcaram o 60º aniversário de reinado da rainha, em 2012, quando o Reino Unido realizou quatro dias de eventos em sua homenagem, incluindo uma enorme flotilha no rio Tâmisa e terminou com um show repleto de estrelas no Palácio de Buckingham.