Por Elizabeth Piper

LONDRES (Reuters) – Inventar pudins e plantar árvores são apenas algumas das coisas que os britânicos são convidados a fazer para celebrar o Jubileu de Platina da rainha Elizabeth, eventos que marcam seu 70º aniversário no trono e que resultarão em um “fim de semana de comemorações de grande sucesso” em junho.

A monarca de 95 anos com o reinado mais longo da história britânica ganhará mais um recorde ao comemorar seu Jubileu de Platina em fevereiro, com o governo britânico planejando quatro dias de comemorações, de 2 a 5 de junho.

O Palácio de Buckingham incentivou britânicos de 8 anos ou mais a se inscreverem em um concurso de culinária que busca encontrar a “receita perfeita de pudim” dedicada à rainha, enquanto alguns também podem “plantar uma árvore para o Jubileu”.

Durante o feriado prolongado de junho, as pessoas poderão ver o “trooping the colour” em seu desfile de aniversário, um serviço de ação de graças na Catedral de São Paulo em Londres, uma festa no palácio, entre outros eventos.

Brasil receberá mais 600 mil doses de vacina pediátrica contra Covid em janeiro, total de 4,3 mi

Em novembro, o ministro da Cultura britânico, Oliver Dowden, disse que os quatro dias de comemorações serão “uma celebração para se lembrar”.

Elizabeth, que também é a atual monarca mais velha e há mais tempo no trono no mundo, tornou-se rainha em 6 de fevereiro de 1952, com a morte de seu pai George VI.

Em setembro de 2015, ela ultrapassou o tempo que sua tataravó, a rainha Vitória, passou no trono, comentando que o momento histórico “não foi aquele a que eu aspirei”.

Os planos são semelhantes aos que marcaram o 60º aniversário de reinado da rainha, em 2012, quando o Reino Unido realizou quatro dias de eventos em sua homenagem, incluindo uma enorme flotilha no rio Tâmisa e terminou com um show repleto de estrelas no Palácio de Buckingham.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI090K8-BASEIMAGE