O conglomerado de eletrônicos Panasonic é a nova grande empresa japonesa a anunciar uma semana de trabalho de quatro dias para funcionários interessados. “Devemos apoiar o bem-estar de nossos funcionários”, disse o CEO da Panasonic, Yuki Kusumi, a investidores.

De acordo com matéria do site Nikkei, a semana de trabalho de quatro dias está ganhando terreno no Japão, com a ideia de não apenas melhorar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, mas também promover o retreinamento e atrair talentos. O projeto prevê ganhos de produtividade com uma abordagem mais flexível.

+ Panasonic revela protótipo de bateria para ajudar Tesla a reduzir custos de produção

Apenas 8% das empresas japonesas ofereceram mais de dois dias de folga garantidos por semana, segundo uma pesquisa de 2020 do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do país. Entre as empresas estão o Yahoo Japan, Shionogi, Encourage Technologies e o Sompo Himawari Life Insurance, que começou a oferecer um terceiro dia de folga em 2017 apenas para quem cuida de crianças ou parentes idosos.

Apesar do interesse crescente, menos de 10% das empresas japonesas realmente adotaram a ideia até agora. Muitos locais de trabalho vinculam os salários ao número de dias trabalhados, por exemplo. Os trabalhadores também costumam hesitar em tirar mais tempo de folga, preocupados que os colegas tenham que compensar a folga.