O universo de cuidados femininos tem passado por uma transformação importante nos últimos anos. Motivado por pautas de interesse social, como empoderamento feminino, inclusão e sustentabilidade, o mercado de absorventes viu sua hegemonia de marcas ruir com novas entrantes que trazem soluções desenvolvidas para os tempos atuais. Uma delas é a Pantys, criada há cinco anos com um produto ainda novo aos consumidores brasileiros: calcinhas absorventes. Unindo tecnologia, moda e um posicionamento de marca alinhado ao novo perfil de consumo, a empresa ganhou corpo. Ampliou o portfólio para as linha praia, fitness e maternidade. Agora, a empresa quer crescer internacionalmente. Com foco na Europa, a meta é quadruplicar a participação do mercado internacional, dos atuais 5% para 20% até o final de 2023.

Antes de se projetar para fora, a Pantys precisou convencer o Brasil a vestir seu produto. Uma das estratégias para isso foi criar parcerias com grandes marcas do varejo, em especial no mundo da moda. Hoje, Amaro e Farm vendem coleções da Pantys. Em outra frente, uma coleção foi criada de forma colaborativa com a Sempre Livre, tradicional marca de absorventes. Sócia-fundadora da Pantys, Emilly Ewell entende que esse tipo de parceria é uma tendência. “Ser colaborativo agrega mais ao consumidor”, afirmou. Com essa visão, a empresa criou produtos de diferentes estampas e estilos, fugindo da discrição que a categoria costumava ter. Como resultado, alcançou o volume de produção de 70 mil peças mensais em 2022, crescimento de 16% comparado ao ano passado, e uma base de 1,4 milhões de clientes.

NOVOS TEMPOS Criada por Emily Ewell (esq.) e Maria Eduarda Camargo, proposta da Pantys está alinhada com o modelo de consumo mais consciente e com propósito.

Agora a busca é por replicar a fórmula no exterior. O foco da atuação é a Europa, em países como Inglaterra e França. Em setembro, a empresa abriu uma pop-up store na Galeries Lafayette, tradicional centro de compras de Paris. Em outubro, os produtos serão revendidos por 27 lojas do espaço e outras duas pop-ups devem ser lançadas na Holanda. Já presentes na Europa por meio do e-commerce internacional, as vendas externas apresentam tíquete médio até cinco vezes maior que o nacional.

Apoiada na sustentabilidade do produto, por não ser descartável, na inclusão, por possuir modelos para diferentes corpos, e na diversidade, por agregar soluções antes difíceis de encontrar, como calcinhas para incontinência urinária, a marca tem um grande público consumidor para alcançar, pelo menos metade da população, o que garante um caminho de crescimento promissor.