Varejo

 

Anunciada há quatro anos, a compra das redes Casas Bahia e Ponto Frio pelo Grupo Pão de Açúcar foi finalmente aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), na quarta-feira 17, com a exigência de venda de 74 lojas no segmento de eletroeletrônicos da maior varejista do País. A operação de Pão de Açúcar, Casas Bahia e Ponto Frio nesses locais poderia gerar problemas de concorrência no varejo de bens duráveis, segundo o relator do Cade, Marcos Paulo Veríssimo. As lojas que devem ser vendidas representam 3% da receita bruta da ViaVarejo em 2012 – aproximadamente R$ 900 milhões.

 

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Roubo


Crocodilagem com Mr. Dundee

 

O ator australiano Paul Hogan, conhecido pelo filme Crocodilo Dundee, acusa seu consultor financeiro, Philip Egglishaw, de desviar US$ 34 milhões de uma conta do astro na Suíça e desaparecer. Egglishaw geria a fortuna do ator há 20 anos e foi contratado para resolver uma questão de evasão fiscal de Hogan com o governo australiano.

 

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Estudo

 

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Passagens


Para inglês ver

 

Na semana passada, a TAM vendeu passagens mais baratas para o mesmo voo em seu site em inglês e espanhol, em relação aos valores cobrados na página em português. A discrepância entre os preços em dólares e reais chegou a 300%. Em sua defesa, a TAM alegou que um erro, já corrigido, teria provocado o problema. O Ministério da Justiça notificou a companhia por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, e ela poderá ser condenada a pagar multa de até R$ 6 milhões.

 

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Maracanã


Eike entra em campo

 

O Consórcio Maracanã S/A, formado pela construtora Odebrecht, pela IMX, de Eike Batista, e pela AEG saiu na frente na concorrência para administrar o Maracanã nos próximos 35 anos. O grupo ofereceu outorga de R$ 5,5 milhões anuais ao Estado do Rio, a serem pagos em 33 parcelas, totalizando R$ 181,5 milhões. Outra boa notícia para o empresário, na quinta-feira 18, foi a contratação de uma suplementação de financiamento de R$ 935 milhões, junto ao BNDES, para a MMX, a mineradora de Eike, para a construção do Porto do Sudeste (SC). 

 

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Números


R$ 20,1 bilhões - foi o investimento dos bancos brasileiros em tecnologia da informação no ano passado, segundo a Febraban. 

 

US$ 1 bilhão - é o valor da fraude eletrônica causada por David Miller, um ex-funcionário da corretora americana Rochdale Securities, em um esquema que envolveu compra e venda de ações da Apple. Na terça-feira 16, ele assumiu a culpa perante a Justiça americana. O prejuízo levou a corretora à falência.

 

R$ 881 milhões - é o valor captado pela Ecovias, concessionária de rodovias que faz a gestão do sistema Anchieta-Imigrantes, em São Paulo, em uma operação de debêntures. O dinheiro será usado para implementar os projetos de ampliação das pistas que ligam a capital paulista ao litoral. 

 

85,5 milhões - foi o número de desembarques nos aeroportos brasileiros, em voos domésticos, no ano passado. Trata-se de um crescimento de 71% na comparação com 2007.

 

R$ 900 mil - será o valor da indenização paga pelo jogador Alexandre Pato à sua ex-esposa Sthefany Brito, em 18 parcelas de R$ 50 mil. O acordo foi fechado na quarta-feira 17.

 

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Veículos

 

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Curtas


A LVMH divulgou um aumento de receita na casa dos 6% neste primeiro trimestre de 2013. Em números totais, E 6,85 bilhões. O desempenho foi puxado pelas vendas de perfumes e de bebidas, em especial o champanhe, para o mercado asiático.

 

A Tesco, varejista britânica com operações em mais de 30 países, anunciou, na quarta-feira 17, que deixará os Estados Unidos. A decisão faz parte do plano de redução de US$ 3,5 bilhões em gastos da companhia em 2013. A Tesco é o terceiro maior grupo varejista do mundo, depois de Walmart e Carrefour.


A Coca-Cola teve queda de 1% em seu faturamento global, no primeiro trimestre, para US$ 11 bilhões. Ato contínuo, a empresa decidiu que sua distribuição nos EUA agora ficará a cargo de cinco engarrafadoras independentes.

 

 

 



Veículos 


O Rolls-Royce mais caro do Brasil

 

A procura por veículos importados está em queda no Brasil, com o recente aumento do IPI, mas há quem tenha o que comemorar. É o caso do segmento de luxo, que bateu um recorde no mês passado, com a venda do carro mais caro da história no País, um Rolls-Royce Ghost, de R$ 2,3 milhões. No entanto, a ocupação do primeiro lugar no pódio dos veículos mais valiosos pela marca inglesa está ameaçada. A importadora Via Itália trará, em junho, um Lamborghini Aventador LP 700-4 Roadster, que custará cerca de R$ 3 milhões. A versão coupé do mesmo modelo já está à venda por R$ 2,9 milhões. 

 

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Entrevista


“A diversificação é a chave do negócio”

 

A multinacional americana Eaton é um clássico exemplo de empresa que prefere diversificar sua atuação a focar-se em apenas um único segmento. Atualmente, ela fornece desde componentes para os aviões da Embraer até peças para carros e caminhões, entre outros. Mas a companhia quer se diversificar ainda mais. Leia a entrevista com o diretor de negócios da Eaton para a América do Sul, João Everton de Souza.

 

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Por que a Eaton quer mudar seu plano de negócios no País?

A estratégia continua a mesma, mas queremos fortalecer nossa atuação em vários setores, como o de autopeças. Estamos enxergando um grande potencial de expansão em áreas como a de distribuição de energia elétrica.

 

Mas as empresas do setor elétrico andam desanimadas…

Mesmo com as novas regras para o setor, anunciadas pelo governo, os investimentos continuarão acontecendo. Prova de que apostamos nisso foi a aquisição da Cooper, uma empresa global de equipamentos elétricos com atuação no Brasil, pela qual pagamos R$ 11 bilhões no início do ano. Estamos atentos a novas oportunidades e vamos investir onde houver potencial de crescimento.

 

Não é arriscado diversificar demais?

Os resultados da Eaton mostram que estamos no caminho certo, especialmente porque competimos em mercados onde há concorrentes de peso, como GE, Alstom e Siemens, entre muitas outras grandes empresas. Nosso faturamento global passará de US$ 13,6 bilhões, contabilizados em 2011, para US$ 22 bilhões, neste ano. Na América do Sul, a receita atingiu US$ 1,6 bilhão. A diversificação é a chave do nosso negócio. 

 

 

 

 

Resumo da semana

 

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Colaborou: Fabiano Mazzei