O Vaticano informou que o Papa Francisco passou por exames previamente agendados no hospital Gemelli, que fica em Roma, na Itália, nesta quarta-feira (29).

O papa passou a tarde fazendo check-ups após realizar o seu discurso semanal ao público, que ocorre na Santa Sé sempre nas quartas-feiras, na qual ele saúda os peregrinos que visitam o Vaticano e reflete sobre temas que a Igreja considera importantes. Nesta quarta-feira, o tema foi a história do apóstolo Paulo de Tarso.

+ Vaticano enviará discurso do papa ao espaço

Infecção foi descoberta

“O papa Francisco vai ser hospitalizado para tratar uma infecção respiratória, afirmou um porta-voz do Vaticano nesta quarta-feira (29), após o pontífice realizar uma bateria de exames. “Eles mostraram uma infecção respiratória diferente da Covid-19 que vai requerer tratamento médico por diversos dias”, disse Matteo Bruni, o porta-voz do Vaticano, em nota.

“O papa Francisco se queixou nos últimos dias de dificuldades para respirar e nesta tarde nós o levamos ao hospital A. Gemelli para realizar exames”, disse Bruni, em contradição com a declaração original de que seriam meros exames de rotina.

O novo pronunciamento gera preocupações sobre a real condição de saúde do papa, que já tem 86 anos e sofreu uma grave pneumonia quando era jovem, que acabou levando à remoção de parte de um de seus pulmões.