26/10/2013 - 5:00
Campanha
Grande aposta da francesa Danone no Brasil este ano, o iogurte Danio apresentará um personagem para a sua campanha de lançamento. Uma série de filmes que estarão disponíveis na internet, criados pela agência Havas Digital, será protagonizada por Jânio Semdanio, um garoto que desde bebê engole de tudo para matar a fome: anões de jardim, alianças e controles remotos. A Danone está investindo R$ 120 milhões no desenvolvimento e lançamento do produto, o maior já feito pela empresa no País. A companhia francesa de alimentos espera com o Danio competir no mercado de iogurtes mais sofisticados, como a categoria dos iogurtes gregos, vendidos pelas rivais Nestlé, Vigor e Batavo.
Tevê
À prova de quedas
A rede de tevê por assinatura Discovery e a agência Salles Chemistri criaram um bem-humorado serviço telefônico de socorro para promover o início da nova série do aventureiro inglês Bear Grylls, conhecido por driblar as situações mais difíceis. Quem ligar para o número (11) 3511-2910 receberá dicas de como desviar o paraquedas de abismos e se safar de um avião em queda.
Marca
Palpite bem-vindo
A vodca Absolut promove o desenvolvimento de um filme colaborativo para a sua marca, que estará disponível no Facebook. O projeto Open Film, criado pela agência Fbiz, planeja engajar os usuários das redes sociais para palpitarem como deve ser o curta-metragem.
Agências
Coisa de criança
Parte da conta no Brasil da empresa de brinquedos americana Mattel mudou de casa. A Geometry Global, empresa formada neste ano com a fusão entre a G2 Worldwide e a OgilvyAction, e ligada ao grupo britânico WPP, será responsável pelas campanhas de ativação e marketing no ponto de vendas da empresa, dona da linha de bonecas Barbie.
Produto
O mito da pista molhada
A Gillette, marca da P&G, criou uma edição limitada de suas lâminas de barbear Mach 3 Turbo em homenagem ao ídolo das pistas Ayrton Senna. Para divulgar o produto, que terá parte de suas vendas direcionada ao Instituto Ayrton Senna, divulgou um filme estrelado por seu sobrinho e também piloto Bruno Senna e garotos que foram batizados de Ayrton Senna.
Bate-papo
Reinaldo Lopes, sócio-diretor da Escala
A técnica de escalar celebridades para promover uma marca pode ser um jeito rápido de atingir o público, mas também pode representar um tiro no pé. A agência Escala desenvolveu um programa para acompanhar a evolução das celebridades e identificar as melhores para serem atreladas a produtos:
Muita gente critica que o uso de celebridades não exige criatividade e traz riscos. É uma má estratégia?
Por força do mau uso, ela é muito criticada. Já vimos a Ivete Sangalo fazendo propaganda de cozinha. Ela não tem relação com isso. Ela representa praia, brasilidade e verão.
Como escolher a celebridade certa?
Todas elas têm um ciclo, um momento de ascensão, estagnação e declínio. Entender isso é importante para contratar, negociar o cachê e posicionar o produto. Há também aquelas que são bem assessoradas, fecham por um cachê mais alto, mas garantem exclusividade.
Por que Neymar parece ser o único esportista utilizado em campanhas?
O esportista sempre corre o risco de perder um gol. Nos EUA, as empresas utilizam estatísticas para saber em quais esportistas investir, mas os americanos gostam de jogos que utilizam a mão, que são mais previsíveis.