A Tata Consultancy Services é uma das principais empresas de TI do mundo e desenvolveu tecnologias de nuvem para análise de dados críticos em alta velocidade para o time de corrida da Jaguar na Fórmula-E. Confira as expectativas de Tushar Parikh, country head da companhia no Brasil, sobre trazer essas tecnologias de ponta também para o mundo corporativo.

Qual o poder da nuvem para análise de dados críticos em alta velocidade?
Permite o armazenamento seguro de grandes e complexos conjuntos de dados, seguido pelo compartilhamento ágil de informações em tempo real entre as diferentes partes interessadas, permitindo extensas análises.

Quais são as principais tecnologias e processos afetados?
Isso tem mudado o jogo como impulsionador da inovação orientada por dados, alavancando tecnologias emergentes, como formas avançadas de IA (conversacional e generativa), BI e análise de dados, computação quântica, IoT, tecnologias imersivas (3D, Metaverso, Web3.0) e gêmeos digitais.

Como isso ajuda as empresas?
A nuvem comoditiza o armazenamento seguro de informações e estabelece a premissa perfeita para a adaptação contínua de informações para uma miríade de uso e obtenção de insights. Basicamente, tecnologias emergentes como IA e IoT não poderiam ter crescido em um ritmo tão rápido sem a nuvem acelerada e sua infraestrutura de computação.

Dê um exemplo.
O melhor exemplo é o ChatGPT, que depende desse poder da computação em nuvem. Ele utiliza a IA ou IA generativa para gerar insights que podem ajudar na tomada de decisões críticas, melhores análises e até previsões muito mais rápidas.

(Nota publicada na edição 1322 da Revista Dinheiro)