Gustavo Estrella, presidente da CPFL, inaugurou na quinta-feira (16) o projeto de dessalinização da água que beneficia moradores de João Câmara (RN). De lá, falou com a coluna sobre a iniciativa.

O LOCAL
“A CPFL tem presença importante no Rio Grande do Norte. Hoje temos 32 parques eólicos e 13% da geração de energia do vento da região é da empresa. Como dentro da nossa estratégia de negócios temos o compromisso de promover impactos positivos onde estamos, escolhemos o estado que sofre com carência de água”

INVESTIMENTO
“Essa é uma iniciativa liderada pelo nosso acionista State Grid — estatal chinesa de energia elétrica — que tem grande expertise em projetos de dessalinização em outros países. Eles investiram R$ 8 milhões e trouxeram o equipamento. A CPFL cuidou do gerenciamento da obra e da coordenação dos trabalhos. O estado ficará responsável pela manutenção do projeto”

DESAFIO
“Um dos grandes desafios do projeto foi encontrar água. Parece estranho, mas encontrar água, mesmo salobra, no Nordeste não é fácil. Só conseguimos após cavar um poço de 150 metros”

ESG
“Esse é o primeiro projeto de dessalinização da companhia e o impacto de trazer água potável para uma comunidade inteira é transformador. Vamos conseguir viabilizar um projeto de longo prazo e sustentável”

(Nota publicada na edição 1312 da Revista Dinheiro)