Bill Gates não poupou elogios a Inteligência Artificial (IA), principalmente ao ChatGPT, e colocou a nova ferramenta como um dos momentos mais importantes da tecnologia, ao lado dos computadores pessoais e a internet.

Em entrevista a Forbes, o bilionário destacou a evolução da ferramenta em um curto espaço de tempo. “É impressionante que o que estou vendo em IA apenas nos últimos 12 meses seja tão importante quanto o PC”, disse Gates.

+ Aplicativo usa inteligência artificial e pode detectar sintomas de AVC

O ChatGPT é um robô de bate-papo da empresa OpenAI que utiliza inteligência artificial para responder em texto a perguntas de usuários, além de gerar rascunhos de e-mail, códigos, poemas e até textos acadêmicos. A ferramenta, ainda considerada um protótipo, está disponibilizada ao público.

Investimento da Microsoft

Os comentários de Gates sobre o robô de bate-papo não são à toa. A Microsoft investiu US$ 1 bilhão (R$ 5 bilhões) na OpenAI em 2019. Atenta as movimentações em torno de IA, a empresa só liberou o investimento após o próprio Gates analisar a tecnologia da startup, já que ele considerava muito difícil que o chatbot fosse capaz de simular uma resposta como um humano.