Em 2006, o Google comprou o Youtube por US$ 1,65 bilhão, movimento que, anos depois, o colocou na ponta do mercado de vídeo online. Seu parceiro na posição é o Netflix, que levou a televisão e os filmes para a rede de computadores. Juntos, eles são responsáveis por mais da metade de todo o tráfego de dados da internet. Marca interessante e que há algum tempo chama a atenção de Marissa Mayer, CEO do Yahoo. A executiva não esconde o ímpeto em incluir sua empresa neste grupo privilegiado. Hoje, o Yahoo aparece em uma distante nona colocação, quando o assunto é vídeo na rede, segundo a consultoria americana Statista.

Para completar a difícil tarefa, Mayer aposta na estratégia que está ganhando. Após reeditar o movimento do Google na aquisição do Youtube, sondando grandes plataformas de vídeos na rede, a executiva fará sua versão da estratégia que impulsionou o Netflix. O Yahoo anunciou que produzirá a sexta temporada da série de televisão americana Community, que havia sido cancelada pela sua emissora de origem, a NBC.

Community tem uma base de fãs grande pelo mundo, mas não comparada com o número de outras produções de maior sucesso. Eles, contudo, conseguiram evitar que o programa fosse cancelado por diversas vezes. Em 2013, a decisão da NBC foi irreversível. Quando o programa saiu do ar, houve rumores que ele seria produzido pelo Netflix – que já havia feito o mesmo com a série Arrested Development. Mas Mayer se adiantou e trouxe Community para debaixo de seu guarda-chuva. A sexta temporada poderá ser vista apenas na plataforma do Yahoo.

A sede de Marissa Mayer pelo mercado de vídeos tem explicação. Segundo dados da consultoria americana Telecoms & Media, em 2017, o segmento vai movimentar US$ 40 bilhões em publicidade.

Para contar com um pedaço maior deste bolo, o Yahoo precisa melhorar sua participação. Enquanto o Youtube tem 72% das visualizações de vídeo na rede e o Netflix 8%, o Yahoo conta com apenas 0,7%.