25/11/2025 - 12:56
Tarifar o mundo inteiro foi uma inabilidade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira, 25, o economista Paulo Guedes, ex-ministro da Fazenda de Jair Bolsonaro e sócio fundador da gestora YvY Capital. Ele ponderou, no entanto, que mesmo quando erra, o presidente norte-americano ganha.
“Para mim, a economia é reativa. É assim, o Trump botou o tarifário e qual é o efeito? Você meteu a tarifa lá, sobe o preço lá e desce o preço aqui”, disse Guedes. Nesse ambiente, na hora que a tarifa é imposta, “o negócio volta para cá, desce o preço aqui e sobe lá”. “Machucou lá um pouquinho, ele tira aí meia dúzia. Não é porque houve uma grande reconfiguração. Não é nada disso. Isso aqui machucou um pouco. Alivia isso aí”, comentou o ex-ministro.
Guedes disse que as democracias que estão balançando, não o capitalismo. “O capitalismo venceu”, comentou o ex-ministro em palestra durante evento do UBS Wealth Management.
“Está havendo onda conservadora no Ocidente”, disse Guedes, citando os Estados Unidos, Argentina, Bolívia e Canadá como países. No caso do Canadá, Guedes ressaltou que por causa das disputas com o Trump, venceu um presidente com a tese do nacionalismo. “Essa tsunami conservadora é o espírito do nosso tempo.”
Guedes comentou em diversos momentos que a ordem mundial mudou.
Ele disse que tem ficado calado há algum tempo, “porque não ajuda jogar contra”. “O Brasil vai ser disputado como potência.”