03/06/2010 - 6:00
Ouça um resumo da reportagem sobre os cruzeiros de luxo
Com 800 mil passageiros ao ano, o brasileiro será o quinto povo que mais viaja de navio no mundo, em 2011, de acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar). A notícia é animadora para o setor. Indica que, no Brasil, os cruzeiros acabaram se tornando um tipo de viagem cada vez mais popular.
Por outro lado, o volume maior de passageiros pode acarretar em desconforto, serviços desatentos por parte de algumas companhias e até problemas sanitários, que não raro acometem embarcações de grande porte. ?Não tem jeito. Onde o volume de pessoas é muito grande, o controle é mais complicado?, aponta Thomas Perez, sócio da Thereza Perez Tours, agência de turismo de luxo.
Pior: isso tudo afugenta o público tradicional (e mais endinheirado) deste tipo de entretenimento. Para eles, as empresas especializadas estão aprontando pacotes de produtos luxuosos que, chegam revigorados pela nova temporada de férias de 2010. ?O público AA quer exclusividade, sem ter horário fixo para as atividades. Eles buscam cabines grandes e, de preferência, com deck. Não procuram uma simples viagem, mas, sim, uma experiência de vida?, diz o especialista.
Pela américa do sul: o roteiro da Cruceros Australis, que sai de Punta Arena, no Chile, e vai até Ushuaia,
na Argentina, permite aos passageiros explorar, com conforto, as paisagens da Patagônia e da Terra do Fogo
E para atendê-los, nos últimos anos, as empresas de cruzeiros de luxo investiram em rotas diferenciadas, programas temáticos com direito a especialistas a bordo, suítes mais espaçosas e navios menores, com mais tripulantes e menos passageiros. Tudo isso para fazer desta experiência a mais requintada possível.
A americana Crystal Cruises, por exemplo, dona de dois dos transatlânticos mais luxuosos do mundo, o Crystal Serenity e o Crystal Symphony, chega aos 20 anos de existência e, para a celebração de aniversário, está investindo em viagens temáticas: de jazz a moda, passando por ciência e tecnologia. No quesito gastronomia, os navios da Crystal Cruises contam com os restaurantes dos chefs Nobu Matsuhisa e Piero Selvaggio.
Para ver as paisagens do norte da europa: a Seabourn faz uma disputada viagem aos fiordes da Noruega.
As cabines mais caras do transatlântico, que chegam a custar US$ 26 mil por viagem, são as primeiras a esgotar
As suítes são um espetáculo à parte, com roupas de cama de algodão egípcio e menu de travesseiros. Algumas acomodações possuem até uma jacuzzi. ?A empresa elevou o patamar dos cruzeiros de luxo ao oferecer todas as cabines com vista para o mar?, diz Thiago Vasconcelos, da Pier 1, agência especializada. Para quem preferir não fazer esforço nem na hora do jantar, a companhia oferece refeições nas cabines. ?Nos navios da Crystal Cruises ainda é possível frequentar um spa ou fazer aulas de culinária?, afirma Vasconcelos.
Viagem gastronômica: a Crystal Cruises aposta em cruzeiros temáticos e restaurantes
com menus de chefs renomados como Nobu Matsuhita (centro)
Na mesma onda, a Silversea, eleita por nove anos consecutivos a melhor agência do mundo em navios menores pela Condé Nast Traveler, uma respeitada publicação de turismo de luxo, não tem economizado nos mimos aos passageiros. Todos os seus pacotes são ?all inclusive?, com champanhe à vontade, mordomos para todos as cabines e média de um tripulante para cada passageiro.
?Os banheiros são de mármore italiano, onde o passageiro pode escolher entre ?amenities? de grifes como Bulgari, Acqua di Parma ou Neutrogena?, diz Thiago Vasconcelos, da Píer 1. Nas embarcações da Silversea há restaurantes com menus elaborados por chefs da rede de hotéis Relais & Chateaux e funcionários treinados pela Leading Hotels of the World, rede que classifica os melhores hotéis do mundo.
Na suíte, o frigobar é abastecido com uma seleção de bebidas escolhida pelo hóspede, além de flores e frutas frescas. O espaço ainda conta com tevê de plasma e DVD. E se a viagem for temática, como a que sai de Southampton, na Inglaterra e chega a Estocolmo, na Suécia, o serviço fica ainda mais exclusivo.
Como o tema do cruzeiro é golfe, os eventos a bordo incluem palestras e clínicas com golfistas profissionais. Em cada parada, os passageiros visitam um clube de golfe local, que já foi previamente agendado pela Silversea. ?Os navios, em especial os mais novos, estão investindo alto em luxo e tecnologia?, aponta Marcelo Bispo, coordenador do curso de gestão e turismo da Universidade Metodista de São Paulo.
Na América do Sul, a Cruceros Australis, oferece expedições de três ou quatro dias passando por locais como Patagônia e Terra do Fogo, saindo de Punta Arena no Chile, ao Ushuaia na Argentina. A viagem, para apenas 130 passageiros, conta com paisagens tão impressionantes que a revista National Geographic Traveler elegeu o passeio como uma das jornadas para se fazer ao menos uma vez na vida.
?Nosso cruzeiro é diferente, pois é uma viagem de expedição. Oferece uma experiência dinâmica, com desembarques diários junto com equipes de expedicionários que levam os passageiros a lugares remotos?, conta Rodrigo Mendes, diretor de vendas da Cruceros Australis. A empresa está construindo seu terceiro barco que deve ficar pronto no final deste ano.