Entre abril e junho, o lucro da TIM registrou queda de 5,2%, somando R$ 365,6 milhões, segundo divulgou nesta sexta-feira 01. De acordo com a operadora italiana, a queda é fruto da redução da atividade econômica durante o período da Copa do Mundo, realizada no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho. No acumulado do primeiro semestre, contudo, o lucro da empresa subiu 6,7%, para R$ 737,7 milhões.

A TIM destacou a participação dos dados móveis e de soluções de tecnologia dentro dos resultados. A companhia chegou a 29 milhões de usuários com telefones com acesso à internet, o que gerou um aumento de 27% na renda proveniente de dados. “Vemos um quadro positivo para o crescimento da receita com celulares inteligentes”, afirmou Rodrigo Abreu, presidente da empresa, na divulgação dos números.

O número de clientes pós-pago cresceu 7% no período e atingiu 16,5% da base da TIM. Os clientes de planos “controle” foram destaque na alteração do bolo. A empresa aproveitou a divulgação de resultados para anunciar produtos de fidelização de clientes, como a possibilidade de pagar R$ 7 por 7 dias de serviços ilimitados. “A entrega de diferentes ofertas de serviços aumenta a entrada de receita direta nos caixas da empresa”, afirmou Abreu.

Para aumentar a participação dos negócios de tecnologia nos próximos trimestres, a TIM contratou Leonardo Capdeville, que era diretor de redes da Vivo, para liderar a área da empresa.

Abaixo do mercado

A geração de caixa pelo Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) subiu 8% no segundo trimestre, para R$ 1,33 bilhão. A receita líquida total foi de R$ 4,77 bilhões, uma queda de 3,4% em relação ao segundo trimestre do ano passado. A receita líquida de serviços registrou queda de 2%, para R$ 3,9 bilhões.

A receita bruta de serviços de valor agregado avançou 22,2%, pelo aumento dos usuários de dados. A base total de assinantes ficou em 74,2 milhões de linhas, alta de 2,8% em 12 meses. O desempenho, porém, ficou abaixo do crescimento de 3,8% do mercado brasileiro. Já a receita média por usuário foi de R$ 17,30, queda de 4,5%.