A Alcatel, companhia de telefonia da gigante chinesa TCL, traçou uma ambiciosa estratégia para abocanhar 10% do mercado de telefone celular brasileiro que, neste ano, deve bater na casa dos R$ 50 bilhões. Atualmente com cerca de 5% de participação, a empresa vai intensificar a aposta em produtos com muita tecnologia, mas com um preço mais acessível. No ano passado, lançou um celular com óculos de realidade virtual por cerca de R$ 1,7 mil, agora acaba de lançar um telefone com capa de LED (foto acima), que muda de cor, de acordo com o toque ou mensagem, e sairá por cerca de R$ 1 mil. E, no segundo semestre, lança oficialmente a marca Blackberry no País. Mas, no caso da icônica marca canadense, os celulares custarão mais de R$ 3 mil.

Mais produtos no portfólio

DIN1022-moeda9

Outra tacada para ganhar mercado no segmento de tecnologia é ampliar o portfólio de produtos. Além de passar a vender tablets, a empresa vai trazer smartwatches e smartbands compatíveis com os sistemas iOS e Android. “Começaremos a vender esses produtos no segundo semestre”, diz Fernando Pezzotti, presidente da Alcatel Brasil. A ideia é oferecer um relógio cujo preço não passe de R$ 800.

(Nota publicada na Edição 1022 da Revista Dinheiro, com colaboração de: Márcio Kroehn)