06/08/2015 - 14:10
Os custos de transição para a unificação das marcas do Grupo Latam devem chegar a um valor entre US$ 30 milhões e US$ 40 milhões nos próximos três anos, excluindo os valores com comunicação e marketing, de acordo com o vice-presidente senior de marketing do Grupo Latam, Jerome Cadier. O executivo disse que o principal elemento é a pintura dos aviões e, em seguida, os uniformes dos funcionários, que juntos devem compor cerca de 90% dos custos.
O conselho de administração do grupo LATAM Airlines, uma associação entre a LAN e a TAM, anunciou nesta quinta-feira, 6, a adoção de um nome e identidade únicos para todas as companhias aéreas do grupo, que abrange a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador; a TAM Linhas Aéreas, a TAM Transportes Aéreos Del Mercosur (TAM Airlines (Paraguai), e as companhias aéreas de carga do Grupo LATAM, integradas por LAN CARGO, LAN CARGO Colômbia, ABSA (TAM Cargo) e Mas Air.
O processo de mudança da identidade corporativa para LATAM levará três anos, segundo fato relevante da empresa, enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e começará em espaços físicos, aeronaves, escritórios comerciais, páginas da web, uniformes, entre outros, a partir do primeiro semestre de 2016.
A pintura é o processo mais longo e mais caro, por isso, a empresa utilizará os períodos de manutenção padrão para renovar as aeronaves que já possui. Já os novos aviões devem chegar com a marca Latam. “Alargar o processo em três anos foi a opção mais economicamente viável”, afirmou Cadier, hoje em evento de anúncio da unificação de marcas do grupo.
Os programas TAM Fidelidade, Multiplus e Lanpass continuarão a operar de maneira independente com suas respectivas marcas, por causa das particularidades dos mercados respectivos, segundo Cadier, a despeito do anúncio de unificação das marcas. O executivo frisou que o plano é manter os planos separados.
Sobre a unificação das marcas das companhias, sob o nome Latam, Cadier defende que tornará as operações mais ágeis do que se seguissem independentes. Optar por uma marca única em vez de uma delas, ou TAM ou LAN, afirmou ele, demonstra o entendimento da força de cada nome em seus mercados.
Crise
O enfraquecimento das economias da América Latina afeta o setor aéreo como um todo, inclusive o Grupo Latam, no entanto, a companhia diz estar mais preparada do que seus concorrentes para enfrentar as adversidades, segundo o presidente executivo do grupo, Enrique Cueto. Para tanto, o executivo ressaltou a diversidade das operações e os diferentes países com que trabalha. “Vamos seguir crescendo e com o plano de investir muito”, afirmou Cueto, reforçando que o processo de unificação não foi fácil, mas “estamos seguros de que estamos construindo o futuro”.
O presidente do conselho de administração, Mauricio Amaro, ressaltou que foram dois anos de discussão para chegar a esse anúncio, ao destacar que são empresas de “bandeira forte que invocam sentimentos fortes”. Mas era necessário, acrescentou, ao comparar o anúncio à criação de um filho. “O filho criamos para ser melhor que nós. Criamos esse filho para o mundo”, afirmou.